Dezembro vermelho
Qua, 13 de Dezembro de 2017 07:46

Curso Técnico em Enfermagem promove diversas ações pelo projeto “HIV: Descubra-se e Cubra-se”.

Capa da ação HIV

Dezembro é o mês de conscientização para prevenção contra o HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis. Neste ano, o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, por meio dos professores e alunos do curso Técnico em Enfermagem, promoveram diversas ações de conscientização da população quanto a doença.

Foi realizada, no dia 9 de dezembro, uma ação do curso Técnico em Enfermagem em prol da conscientização da população quanto a prevenção do Vírus da Imunodeficiência Humana.

Essa ação educativa atendeu a 71 pessoas, que receberam orientações sobre HIV, preservativos, além da aferição da pressão arterial.

A campanha foi realizada na Avenida Doutor Américo Luz e foi organizada pelas professoras Flávia Helena Pereira, Ana Paula Alonso Reis e Milene Dias Ferreira Magri. Os alunos do I módulo do curso técnico em enfermagem organizaram a tenda e confeccionaram folders e banners, e os alunos dos demais módulos ficaram responsáveis pela organização das atividades educativas.

Segundo a professora Milene Dias Ferreira Magri, "o evento contribuiu muito com a formação profissional dos estudantes pois proporcionou interação com a população, de modo a favorecer aprendizagem prática. Outro ganho para os alunos foi o desenvolvimento da habilidade de trabalho em equipe, competência tão essencial na vida profissional. Soma-se, ainda, os benefícios para a população que teve a oportunidade de participar de atividade de promoção a saúde".

HIV 8 nova

Dentro das ações do projeto “HIV: Descubra-se e Cubra-se”, as professoras também organizaram uma palestra ministrada pela enfermeira coordenadora da Vigilância epidemiológica de Guaxupé, Andrea de Medeiros Coelho e Souza.

O evento contou com a participação de 55 pessoas e, segundo as organizadoras, teve como objetivo capacitar os alunos frente a essa temática tão atual, e preparar os alunos do curso técnico em enfermagem para a realização de projeto de extensão que foi realizado na praça de Muzambinho.

TEXTO: Tatiana de Carvalho Duarte

FOTOS: George L. Silva e organizadores do evento