12ª Semana da Informática
Ter, 12 de Dezembro de 2017 07:50

Cerca de 150 alunos marcam presença na 12ª edição da Semana da Informática do Campus Muzambinho.

Capa SeminfoDSC 0025

A 12ª Semana da Informática - SEMINFO reuniu cerca de 150 alunos e docentes para a apresentação de palestras, minicursos, workshops e a 3ª Mostra de Software.

O evento foi organizado pelo Centro Acadêmico Alan Turing e contou com a presença dos alunos dos cursos Ténicos em Informática integrado e subsequente e Ciência da Computação.

Foram ministradas palestras sobre “Excelência Profissional: Desafios e oportunidades”, pela Prof. Me. Daniela Ferreira Cardoso Cruvinel; “Automação e Provisionamento de Sistemas utilizando Ansible”, por Diego Frazatto Pedroso; “Diferenças entre protocolos e as novas propostas do Remy”, por Eduardo Henrique; e uma mesa redonda com o tema “Formei. E agora?”, conduzida pelo professor Jean Menossi, que contou com a participação do empresário e professor Jonas Silveira, Celso Henrique Oliveira (aluno do IFSULDEMINAS) e membros da UFSCAR.

No primeiro dia de atividades, além das palestras, aconteceu a 3ª Mostra de Software, organizada pelo professor e coordenador Paulo César dos Satos, no qual os alunos tiveram oportunidade de apresentarem seus projetos realizados durante o semestre.

Ao longo da semana, ocorreram 19 minicursos e workshops sobre temas como aplicativos móveis, “Design Thinking”, Arduino, Edição de vídeos, Escrita científica com Latex, Programação competitiva, App Inventor, Desenvolvimento de Jogos utilizando Game Maker, entre outros temas atuais da área, o que possibilitou muitas discussões e aprendizados.

Novidade nesta edição da Seminfo foi uma “Área Freegaming”. Nessa área, os alunos tiveram a oportunidade de jogar FIFA26/PES16, Just Dance, Mario Kart, dentre outros. Além do objetivo do lazer durante a Seminfo, a sala de jogos também proporcionou a interação entre os alunos de diferentes turnos, turmas e cursos.

Outra novidade da 12ª Seminfo foi o “Desafio eSports”, que reuniu cerca de 45 pessoas em um campeonato aberto ao público, na modalidade de “League of Legends”, com partidas online e finais presenciais.

Também durante o evento foram entregues os ceriticados de conclusão dos cursos "Internet das coisas", "Linux" e "Empreendedorismo" (realidado em parceria com a Professora Cristina Lúcia Janini Lopes) ofertados pela Cisco Networking Academy.

Confira as fotos: