Pesquisa na Austrália
Ter, 12 de Dezembro de 2017 07:12

Professora do Campus Muzambinho realiza pesquisa sobre milho de pipoca biofortificado.

Capa austráliaDSC05652

A Professora do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, Bianca Sarzi de Souza, retornou recentemente do seu estágio Pós-doutoral na University of Queensland – Austrália onde desenvolveu seu projeto "Avaliação do milho pipoca biofortificado com zeaxantina para a degeneração macular"

O projeto foi liderado pelo pesquisador Dr. Timothy James O’Hare, do Centre for Nutrition and Food Sciences - QAAFI, da University of Queensland – Austrália.

Segundo Bianca, a pesquisa teve como objetivo "quantificar a concentração de zeaxantina e deteminar o perfil de carotenóides de uma variedade de linhagens de milho pipoca biofortificados com zeaxantina em safra de verão e inverno, usando cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC). Investigou-se também o efeito da expansão do grão (estouro) no potencial de declínio na concentração de zeaxantina destas linhagens estudadas. Determinou-se ainda o efeito pós-colheita do armazenamento da pipoca em condições ambiente no perfil de estabilidade de zeaxantina e carotenoides".

Ainda segundo a professora, seu estágio pós-doutoral lhe "proporcionou o aprendizado de novas técnicas de análise na área de ciência e tecnologia de alimentos, que poderão ser aplicadas na pesquisa a ser desenvolvida no Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Além da experiência na área científica, promoveu a internacionalização da pesquisa, com futuras parcerias e intercâmbio de docentes e discentes".

Confira as fotos:

2017/12/austrália{/gallery}