Projeto DoAÇÃO
Qui, 07 de Dezembro de 2017 11:18

Projeto do Campus Muzambinho promove atividades de recreação com idosos do Lar São Vicente de Paula.

Capa doação19642655 1537524346336672 4731989442392216429 n

Foi realizada, no dia 25 de novembro, uma ação com o tema Doação na qual cerca de 100 alunos dos I, II e III módulos do curso técnico em Enfermagem e seus professores promoveram atividades de recreação com os idosos do Lar São Vicente de Paula.

A ação teve início às 08 horas e teve como objetivo desenvolver ações que criem um ambiente de apoio ao idoso institucionalizado, com alternativas de divertimento, lazer e recreação.

Segundo uma das organizadoras do projeto, a professora Mara Aparecida Pereira de Avila, "estima-se que no mundo, uma em cada nove pessoas tenha 60 anos ou mais, com um crescimento estimado em 2050, de um em cada cinco indivíduos. Diante desta situação, espera-se o aumento do número de idosos institucionalizados, modalidade conhecida como a principal alternativa entre as não familiares, para idosos que precisam de cuidados de longa duração. Assim, quando fora do seu convívio familiar, a institucionalização enquadra-se como o modelo mais antigo e universal de atendimento a pessoa idosa, apresentando como desvantagens o favorecimento do isolamento, inatividade física e mental".

A professora ainda ressalta que o profissional de enfermagem é essencial para o atendimento aos idosos já que "dados da literatura apontam a escassez de recursos humanos e físicos para o desenvolvimento de ações que criem um ambiente de apoio ao idoso institucionalizado, com alternativas de divertimento, lazer e recreação".

Mara também destaca a importância desse projeto para o desenvolvimento de um elo entre a comunidade acadêmica e a população. "O projeto surge da perspectiva de ampliar a interação dos alunos com a comunidade, em especial com idosos institucionalizados, buscando realizar estratégias que contemplem não apenas os aspectos biológicos do idoso, mas visem também à atenção ao próximo e estimulem a visão humanizada, proporcionando a doação dos alunos do Curso Técnico em Enfermagem IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho para uma estratégia que possibilite da melhoria da qualidade de vida de idosos institucionalizados do Lar São Vicente de Paulo".

TEXTO: Tatiana de Carvalho Duarte

FOTOS: Comissão organizadora