Olimpíadas
Qui, 07 de Dezembro de 2017 09:35

Alunos conquistam medalhas de prata e bronze nas Olimpíadas Brasileiras de Geografia, de Astronomia e Aeronáutica.

Capa olimpíadasDSC 0154

Dez alunos dos cursos Técnicos Integrados em Agropecuária e Informática receberam de seus professores e da direção, as medalhas e certificados por seu desempenho na III Olimpíada Brasileira de Geografia e na 20ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Aeronáutica.

Para participação em ambas olimpíadas os alunos tiveram apoio dos professores Renê Lepiani Dias e Guilherme Gonçalves Alves. Para o professor Renê, “as Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) e Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) possibilitam a criação de um espaço para discussão dos conteúdos de Geografia e Física, aproximando aluno e professor para trocas de conhecimento e saberes, além de despertar o conhecimento interdisciplinar. Os resultados alcançados são fundamentais para o processo de formação dos alunos, além de serem uma vitrine que estimula os colegas a participarem das próximas etapas.”

O professor Guilherme também ressalta que "a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é importante na formação dos estudantes por se tratar de uma área que desperta bastante interesse e envolve conceitos utilizados durante o Ensino Médio, além de ser um incentivo para seus estudos, principalmente nas áreas de Física e Geografia. Os resultados obtidos servem como motivação, não só para o desenvolvimento deste estudante, mas também para todos os outros estudantes, difundindo ainda mais o conhecimento em ciências."

III Olimpíada Brasileira de Geografia

Participaram da III Olimpíada Brasileira de Geografia, 1977 equipes, de 25 estados e do Distrito Federal. Todos os alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho participaram das primeiras fases da olimpíada, sob orientação do professor Renê Lepiani Dias.

A equipe Sexta Geografia, formada pelo alunos Aysson Brenner Nogueira Pereira (INFO-C), Eliezer Cardoso Alves (INFO-C) e Hellen Trindade Gonçalves (INFO-C), conquistou a medalha de parta e classificou na 9ª posição entre todas equipes do estado de Minas Gerais.

Já a equipe Trojan Horse, constituída pelos alunos Bruno Tadeu Dival Procópio (INFO-D), André Rodrigues Gomes Silva (INFO-D) e João Victor Duarte Silva (INFO-D), recebeu a medalha de bronze por seu desempenho e ainda classificou-se na 21ª posição no ranking de Minas Gerais.

Às alunas Talissa Romão de Souza (AGRO-I), Ruth Viana Sousa (INFO-E) e Beatriz Soares dos Santos (INFO-E), da equipe Geolindas, foram entregues certificados de participação.

Confira mais informações sobre a OBG: http://obgeografia.org/

20ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Aeronáutica

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Aeronáutica é realizada, anualmente, desde 1998, pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB).

Nessa última edição, os alunos André Rodrigues Gomes Silva (INFO-D) e Vinícius de Sousa Oliveira (INFO-A) conquistaram medalhas de prata por seu desempenho.

Segundo o professor Renê Lepiani Dias, ambos medalhistas ainda foram pré-selecionados para as Olimpíadas Internacionais de Astronomia de 2018. Ainda segundo o professor, essa olimpíada é "caracterizada pela realização de três provas online e uma prova presencial, com a intenção de selecionar os classificados para formar as equipes que vão representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA) e na Olimpíada Latino Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA)".

Com apoio dos professores Renê e Guilherme Gonçalves Alves, os alunos que representaram o Campus Muzambinho na olimpíada foram: Alysson Brenner Nogueira Pereira (INFO-C), André Rodrigues Gomes Silva (INFO-D), Bruna Oliveira Silva (AGRO-A), Bruno Tadeu Dival Procópio (INFO-D), Carolina de Paiva Gonçalves (INFO-A), Cibele Louise de Almeida Cardoso (INFO-E), Eliezer Cardoso Aires (INFO-C), Gabrielly Aparecida Damásio (INFO-A), Isadora Iris de Sales (AGRO-D), John William Vicente (INFO-C), Julia de Oliveira Figueiredo Moreira (INFO-D), Lucas Emídio Maia (AGRO-A), Luiz Fernando de Souza (INFO-B), Merhy Endy Dias Faria (INFO-E), Renato Eduardo Pereira Garcia de Moraes (INFO-A) e Vinícius de Sousa Oliveira (INFO-A).

Segundo o site da olimpíada, "A OBA tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, além dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciência, associações e clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais".

Mais informações sobre a OBA podem ser obtidas pelo site: http://www.oba.org.br/site/

TEXTO E FOTOS: Tatiana de Carvalho Duarte

Confira as fotos: