Seminário PIBID
Qua, 06 de Dezembro de 2017 10:57

Mais de 300 alunos participam do 3º Seminário do PIBID e 2º Encontro das Licenciaturas no Campus Muzambinho.

Capa PIBIDDSC 0012

Durante os dias 28 e 29 de novembro, foram realizados o 3º Seminário do PIBID e o 2º Encontro das Licenciaturas do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho. O evento contou com a participação de mais de 300 alunos dos cursos de licenciatura e bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência.

Estiveram presentes na solenidade de abertura o Diretor-geral Luiz Carlos Machado Rodrigues, o Pró-reitor do IFSULDEMINAS, Cleber Ávila Barbosa, o Reitor do UNIFEG, Reginaldo Arthus, a Diretora de Desenvolvimento Educacional, Luciana Maria Vieira Lopes Mendonça e a Coordenadora Geral do PIBID, Maria Aparecida Rodrigues Cangussu.

O evento teve início com uma palestra sobre o atual conflito entre Educação e Escolarização, ministrada pelo Prof. Dr. Reginaldo Arthus. A parte da tarde foi dedicada à oficinas sobre produção de material didático sobre distúrbios circulatórios, sobre os novos paradigmas da educação, sobre matemática e cultura, sobre danças, ginástica e lutasna educação física escolar, sobre tecnologias na educação, sobre questões sociocientíficas na educação básica, sobre experiências pedagógicas com gênero e sexualidade na escola, oficinas sobre brincadeiras e sobre tecnologias assistivas.

Durante o Seminário ainda foram realizadas as mesas redondas "Aprendizagem centrada no aluno: currículo baseado em competências e metodologias ativas", mediada pela professora Daniela Ferreira Cardoso Cruvinel com a participação do professor do Campus Muzambinho Renato Aparecido Souza e pela professora do IFSP, Jaqueline Carlos; e "Perspectivas do PIBID", mediada pela professora Ieda Mayumi Kawashira, com a participação da professora da UNIFEI, Flavia Fabiani Marcatto, a professora do Campus Machado, Cristina Carvalho de Almeida e os ex-pibidianos, Héder Falconi e Lorrania Miranda Nogueira.

No segundo dia foi ministrada a palestra "Reforma do Ensino Médio" pelos professores Mateus Camargo e Juliana Miranda Filgueiras.

Também foram realizadas algumas apresentações culturais e com o lançamento dos livros "Plantas medicinais e aromáticas do cultivo ao fitoterápico" de Helaine Barros de Oliveira (Campus Muzambinho), "Pipocas pedagógicas: Narrativas escolares do PIBID Educação física/IFSULDEMINAS" de autoria de Mateus Camargo Pereira, Mariana Zuaneti Martins e Rafael Castro Kocian; "Utilizando a lógica para consistente e a mineração de dados como ferramentas nos processos de tomada de decisão" de Carlos Alberto de Albuquerque (Campus Pouso Alegre); e "O escravismo no Sul de Minas: Apogeu e crise" de Isaías Pascoal (Campus Pouso Alegre).

TEXTO: Tatiana de Carvalho Duarte

FOTOS: George L. Silva