Desafios no Estágio
Qua, 06 de Dezembro de 2017 09:28

Estudantes de licenciatura do Campus Muzambinho participam de evento sobre os desafios no estágio supervisionado.

Capa EstágioDSC 0025

Cerca de 110 alunos participaram do evento Desafios no Estágio Supervisionado: reflexão-ação-reflexão, organizado por estudantes do 6° período do curso de Ciências Biológicas, participantes da disciplina “Estágio Supervisionado I”, sob responsabilidade da professora Valdirene Pereira Costa.

O evento contou com a oferta de uma palestra, ministrada pelo professor Mateus Camargo Pereira, intitulada “Um olhar avaliativo sobre o estágio curricular obrigatório na formação de professores”.

E após a palestra ainda foi realizada uma mesa redonda sobre a temática do evento. Compuseram a mesa os professores Ieda Mayumi Sabino Kawashita e Ronei Aparecido Barbosa, e os alunos do curso de Ciências Biológicas André Leite, Amanda Santini, Lucas Lellis, Gabriel Oliveira.

Segundo a professora Valdirene Pereira Costa e a aluna Carolina Lima, “o estágio Supervisionado, carrega consigo uma série de apreensões, expectativas, receios e desejos, fato que confere uma importância única para o processo de formação do professor, Porém, vinculadas ao estágio estão inúmeras questões referentes à efetividade e também ao processo de construção dessa experiência discente. O estágio obrigatório tem como principal função demonstrar aos alunos de licenciatura como é a vivência em sala de aula, o dia a dia escolar e também ser uma primeira experiência para o aluno”.

Valdirene e Carolina ainda ressaltam que eventos como este se mostram relevantes por serem uma oportunidade de propagação do conhecimento. “É evidente a importância do estágio supervisionado obrigatório nos cursos de licenciatura, sendo este também necessário para a obtenção do diploma de graduação. O estudante só terá essa vivência durante a disciplina de estágio, no final do curso. Portanto a realização de eventos que tratem de assuntos como este é importante para demonstrar a relevância e o quanto é essencial o Estágio Supervisionado Obrigatório para exercer a docência, aos alunos dos cursos de Licenciatura do Campus”.

REVISÃO: ASCOM

FOTOS:  ASCOM e Organizadores do evento