Mostra Cultural
Seg, 04 de Dezembro de 2017 08:42

Alunos de Ciências Biológicas promovem mostra cultural sobre povos indígenas e negros africanos em Muzambinho.

CAPA Mostra CulturalDSC 0071

Foi realizada, na Casa da Cultura de Muzambinho, a primeira mostra cultural dos alunos do 5º período do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas com o tema: “Povos indígenas e negros africanos em Muzambinho: uma história a ser respeitada”.

O evento foi organizado pelos alunos com a orientação da professora Valdirene Pereira Costa, docente da disciplina de Estudo da Cultura Afro-brasileira.

Segundo a professora Valdirene, “a mostra foi resultado de um projeto de extensão, vinculado a disciplina Estudo da Cultura Afro-brasileira, com o intuito de apresentar para a população a história e cultura dos negros afro-brasileiros e também dos povos indígenas”.

Durante a mostra foram promovidas diversas atividades culturais que retratassem a história dos povos indígenas e negros Africanos em Muzambinho. Essas histórias foram retratadas por meio da exposição de cartazes, de artesanatos culturais e de alimentos representativos de cada cultura; através da realização de oficinas, como a confecção da boneca abayomi e a criação de petecas; através da apresentação da história dos negros na época da escravidão; além da exibição do grupo de dança Africanidades.

Ainda segundo Valdirene, “a mostra cultural contribuiu para que a população entendesse a influência e a importância que a cultura africana exerceu e ainda exerce sobre a cultura brasileira, assim como a cultura indígena está presente no nosso cotidiano até hoje, seja através de comidas, brincadeiras ou histórias”.

Confira as fotos: