Instituto Toca
Ter, 21 de Novembro de 2017 07:35

Alunos do curso de Engenharia Agronômica aprendem sobre práticas agrícolas sustentáveis em Itirapina - SP.

Capa 20170516 103442

Em uma expedição ao Instituto Toca localizada na cidade de Itirapina - SP, os alunos do curso de Engenheria Agronômica do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho puderam aprender um pouco mais sobre práticas agrícolas sustentáveis.

Visita técnica foi organizada pelo professor Paulo Oswaldo Garcia e visou complementar a formação acadêmica dos alunos do curso superior em Engenharia Agronômica que fazem parte da disciplina de Agrofloresta do curso.

Segundo o professor Paulo, o Instituto Toca, no Brasil, "corresponde a um modelo de produção agrícola conciliada à proteção ambiental, sendo um dos pioneiros no desenvolvimento de práticas agroflorestais. A fazenda da Toca, a qual abriga o Instituto Toca, corresponde a propriedade particular da família Diniz".

Segundo os proprietários da fazenda, “em 2009, Pedro Paulo Diniz iniciou a Fazenda da Toca Orgânicos. Transformou a propriedade em um espaço dedicado a produção de alimentos orgânicos, que carrega em seu DNA o propósito de conectar e cocriar iniciativas que regenerem o sistema em que vivemos".

O professor Paulo ainda ressaltou que a "fazenda destaca-se em cenário nacional e internacional pela adoção de um modelo de produção conhecido como Agricultura Sintrópica, o qual se baseia no plantio consorciado de várias espécies vegetais, com o pressuposto que há sinergismo entre os crescimentos das espécies selecionadas. Nessa prática não há uso de defensivos químicos, sendo toda produção classificada e certificada como orgânica. A técnica permite ainda efetiva conservação do solo e da água, como foi verificado “in loco” pelos participantes do curso. Portanto, a realização desse curso possibilitou maior conhecimento sobre práticas sustentáveis para produção de alimentos, fomentado ações que estão em conformidade com o perfil profissional formado pelo IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, em que as atividades humanas estão em harmonia com a conservação dos recursos naturais".

Confira as fotos: