Parque Ecológico
Sex, 17 de Novembro de 2017 11:21

Alunos do curso de Ciências Biológicas visitam unidade de conservação localizada em Lavras - MG.

Capa 20170425 121529

Estudantes do curso de Ciências Biológicas do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, participaram de uma expedição até o Parque Ecológico Quedas do Rio Bonito, localizado em Lavras, sul de Minas Gerais.

A unidade de conservação foi escolhida pelo professor Paulo Oswaldo Garcia, organizador da viagem, para realização de aulas práticas ligadas à disciplina de Ecologia I, ministrada para alunos do 1º período do curso.

Segundo o professor Paulo, essa viagem teve como objetivo complementar a formação acadêmica dos alunos já que o parque "corresponde a um dos últimos refúgios para vida selvagem no sul de Minas Gerais, haja visto que o histórico de ocupação humana nesta região remonta ao século XVIII, sendo caracterizado pela eliminação da cobertura vegetal nativa e posterior substituição por áreas agropecuárias. Por estar localizado em uma região de encontro entre os biomas Cerrado e Mata Atlântica, o Parque abriga uma alta riqueza de espécies da fauna e flora. Desta forma, esta visita técnica permitiu aos alunos das Ciências Biológicas vivenciar conteúdos ministrados em aulas teóricas como as características naturais que permitem a distinção de cada bioma, assim como as estratégias evolutivas que as espécies apresentam conforme sejam as exigências do ambiente. Visto que a área do Parque funciona como laboratório natural, sendo desenvolvidas inúmeras pesquisas, os alunos também tiveram a oportunidade de conhecer experimentos científicos relacionados à preservação de espécies e entendimento do comportamento destas frente a várias barreiras ambientais".

TEXTO: Tatiana de Carvalho Duarte

FOTOS: Paulo Oswaldo Garcia