Login



Palestra sobre HIV
Qui, 09 de Novembro de 2017 18:27

Curso de enfermagem promoverá palestra sobre Vírus da Imunodeficiência Humana - HIV no dia 11/11 às 8h.

Integrantes do curso de Enfermagem do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho convidam a todos para participarem de uma palestra sobre o Vírus da Imunodeficiência Humana - HIV que será realizada no dia 11 de novembro, a partir das 8h, no auditório do prédio pedagógico H.

A palestra será ministrada pela enfermeira e Coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Guaxupé, Andrea de Medeiros Coelho e Souza.

O evento está sendo organizado pelas professoras Flávia Helena Pereira, Milene Dias Ferreira Magri e Ana Paula Alonso Reis. Segundo a comissão organizadora, "a palestra faz parte do projeto de extensão "HIV: Descubra-se e Cubra-se!" e tem o objetivo de capacitar os alunos na temática, para que possam desenvolver atividades de orientação a população de Muzambinho em Dezembro, mês que se comemora do Dia Mundial de Combate a Aids.

Segundo o Ministério da Saúde o HIV é o vírus causador da AIDS, ele "ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. O vírus altera o DNA destes linfócitos fazendo cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, o HIV rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção".

Ainda segundo o Ministério, ter o HIV não é a mesma coisa que ter a Síndrome da imunodeficiência adquirida - Aids. "Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas, podem transmitir o vírus a outros pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações".

O Ministério da Saúde conta com um departamento exclusivo para "Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais". Para mais informações sobre o HIV ou outras doenças acesse: http://www.aids.gov.br/pt-br

TEXTO: Tatiana de Carvalho Duarte