Vacina contra raiva
Qua, 01 de Novembro de 2017 11:39

Curso de Medicina Veterinária promove Campanha de Vacinação Contra a Raiva Humana.

Capa 01

Aconteceu nos dias 17 e 24 de outubro, das 07h às 11h, a Campanha de Vacinação contra a Raiva Humana de servidores e alunos do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.

A iniciativa foi promovida pelo Curso de Medicina Veterinária por meio do coordenador do curso, Délcio Bueno da Silva, e da técnica em laboratório, Michele Placedino Andrade Botelho, que em parceria com a Prefeitura Municipal, disponibilizou a aplicação total de mais de 300 doses da vacina entre protocolos de vacinação pré-exposição e doses de reforço.

A campanha aconteceu no Laboratório da Enfermagem, no Prédio Pedagógico. O protocolo vacinal pré-exposição, que contempla 03 doses, finalizará na data de 21 de novembro. Após a última dose, todas as pessoas submetidas ao tratamento profilático pré-exposição serão convidadas para realizar a avaliação sorológica.

As vacinas foram disponibilizadas pelo Estado via parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do setor da Vigilância Epidemiológica, e contou com a contribuição dos enfermeiros Michel Divino Aparecido Novais e José Alfredo Sandy, das técnicas de enfermagem Daiene Cristiane da Silva e Márcia Alves Gaspar e das funcionárias Amanda Tristão Santini e Lidiane Maria Lima Ferreira.

Segundo a Técnica Michele Placedino Andrade Botelho, "A vacina aplicada foi intradérmica, produzida em meio de cultura de células e são seguras e bem toleradas, causando poucos eventos adversos. Uma etapa, prévia a vacinação, ocorreu no dia 30 de maio e envolveu a avaliação sorológica pelo Instituto Pasteur/SP dos já imunizados pela vacina antirrábica, de forma a verificar a manutenção do título satisfatório. Nesta ocasião, os enfermeiros da prefeitura, Sônia Tereza Ângelo, Maria Aparecida Souza Felipe e José Alfredo Sandy contribuíram na realização. As pessoas com resultado de baixa titulação foram englobadas nesta campanha para receberem a dose de reforço".

Michele também explicou que "A raiva é uma doença infecciosa aguda, causada por um vírus, que compromete o Sistema Nervoso Central (SNC) e seu prognóstico é letal em praticamente todos os casos. É uma antropozoonose transmitida ao homem pela inoculação do vírus presente na saliva e secreções do animal infectado, principalmente pela mordedura, arranhadura e lambedura de mucosas ou pele lesionada. Esse trabalho busca prevenir alunos e servidores contra a Raiva, uma doença presente na nossa região e para qual não há tratamento comprovadamente eficaz, mas há prevenção, daí a importância da vacina".

Previamente a campanha foi realizado levantamento dos técnicos nos setores, na busca de atender as pessoas que trabalham em ambientes que envolvem grupo de exposição ao vírus da raiva (equideocultura, bovinocultura leiteira e de corte, caprino-ovinocultura, cunicultura, suinocultura, canil social e de trabalho) além de todos
professores, técnicos e alunos do curso de Medicina Veterinária e do curso de Ciências Biológicas.

Envolvem grupo de risco veterinários, vacinadores, laçadores e treinadores de cães, profissionais de laboratório que trabalham com o vírus da raiva, professores e alunos que trabalham com animais potencialmente infectados com o vírus da raiva, espeleólogos, tratadores e treinadores de animais domésticos e de interesse econômico potencialmente infectados com o vírus da raiva e indivíduos que executam ou auxiliam necrópsias em animais com suspeita de raiva, tanto em aulas práticas quanto em estágios.

A equipe coordenadora da Campanha agradece toda equipe da Prefeitura Municipal de Muzambinho, à direção do Campus, coordenadores de setores envolvidos, professores e técnicos que colaboraram com a iniciativa.

TEXTO E FOTOS: Michele Placedino Andrade Botelho

REVISÃO: ASCOM