Semana do Café
Qua, 01 de Novembro de 2017 10:10

Confira a visita dos alunos dos cursos de Cafeicultura e Agronomia na Semana Internacional do Café 2017.

Capa IMG 20171026 131810236

Durante os dias 25, 26 e 27 de outubro, foi realizada a Semana Internacional do Café em Belo Horizonte - MG. A idéia do evento é apresentar aos cerca de 14 mil visitantes, as últimas novidades no mercado e, paralelamente, a execução de 25 outras atividades.

Alunos do 8º período de Agronomia, do 1º, 3º e 5º períodos do curso técnico em Cafeicultura Superior e integrantes do grupo de estudos em cafeicultura marcaram presença no evento, acompanhados pelos professores José Marcos Angélico de Mendonça e Agda Silva Prado Oliveira.

Segundo José Marcos, "a Semana Internacional do Café é um evento que congrega todo Agronegócio do café mundial. Existem visitantes que vem conhecer o café Brasileiro e empresas nacionais e internacionais, com foco em servir o café, no serviço do barismo e na qualidade. Também é uma oportunidade para que as pessoas que estão fora Brasil conheçam os produtores e os produtores entendam a realidade dessas pessoas. Então nós batalhamos para levar os alunos relacionados à cafeicultura do nosso Campus para que eles tenham essa visão e consigam conhecer pessoas, conhecer empresas e entender esse movimento do café após a produção. E o mais interessante é que os alunos puderam trazer para os cursos deles no Campus, informações mais amplas, internacionais e de empresas, de um novo cenário que está se criando em torno dos serviços relacionados a cafés especiais. Os alunos voltaram de lá muito felizes e com pensamentos muito interessantes".

Paralelamente a exposição da feira, ainda foram realizadas a 6ª edição da Copa Barista e da competição Coffee of the year 2017; quatro cursos sobre água (como base para o café), qualidade do grão, torra e prova de amostras de café e Roast Lab; os encontros de proprietários de cafeterias e microtorrefações, o 8º Encontro Nacional IWCA Brasil e a Reunião Regional da ABIC e SINDICAFÉ/MG. Também foram realizadas palestras, workshops, as premiações do 3º torneio de melhor café fairtrade do Brasil, do Coffee os The Year 2017, e a exposição espresso design.

TEXTO: Tatiana de Carvalho Duarte

FOTOS: Agda Silva Prado Oliveira