Campanhas de prevenção
Qui, 26 de Outubro de 2017 09:52

Campus Muzambinho promove ações do movimento Outubro Rosa e Novembro Azul para pessoas e animais.

Foram realizadas, no dia 21 de outubro, as ações do movimento Outubro Rosa e Novembro Azul do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho.

As campanhas foram promovidas, simultaneamente, na Praça Pedro de Alcântara de Muzambinho e tiveram como objetivo orientar a todos sobre a prevenção do Câncer de Mama e de Próstata. A Campanha também alertou sobre a possibilidade de ocorrência das doenças em animais de companhia.

Veja mais detalhes sobre cada uma das iniciativas:

Outubro Rosa e Novembro Azul (Enfermagem)

22687599 1504214373001003 7212463909958817851 n

O evento promovido pelo curso Técnico em Enfermagem teve como objetivo ressaltar a importância do diagnóstico precoce dos cânceres de mama e de próstata e fornecer à população, orientações sobre a prevenção de tais doenças.

A campanha foi realizada pelos professores integrantes de projetos de extensão do curso: Ana Paula Alonso, Ana Cláudia de Souza Costa e Mara Aparecida Pereira de ávila. E contou com o apoio dos estudantes dos modulos I, II e III do curso Técnico em Enfermagem e dos docentes Milene Dias Ferreira Magri, Fabrício dos Santos Ritá, Flávia Helena Pereira e Sandra Helena Miranda.

Na ocasião foram realizadas aferições de pressão arterial e foram entregues materiais informativos e preservativos.

A partir das 11 horas ainda foi realizada uma caminhada de mobilização à prevenção dos cânceres de mama e próstata com o apoio do Secretário de Trânsito Municipal e da Polícia Militar

Outubro Rosa para Animais de Companhia

002

Em prol do movimento Outubro Rosa, alunos e professores do curso de Medicina Veterinária desenvolveram uma série de atividades com o objetivo de promover a conscientização da população quanto a necessidade de prevenção do Câncer de Mama também em animais.

A campanha foi organizada pelas professoras Geórgia M Magalhães e Mariana C.H. Rondelli e pelos alunos do 5º período Maria Laura Rocha e Silva e Guilherme Peres Pereira.

Durante a campanha foram feitas doações de brindes, sorteios de ração em lata e de banho e tosa e os visitantes da tenda receberam explicações sobre a doença.

Os alunos e docentes ainda realizaram exames em 42 animais através de palpações. Foram examinadas 3 gatas e 39 cadelas dentre as quais foram encontrados nódulos mamários durante a palpação em dois animais.

Segundo uma das organizadoras do evento, a professora Georgia Mode Magalhaes, “a ação foi muito importante para divulgarmos a doença e explicarmos que há possibilidade de prevenção”.

A comissão organizadora aproveita a oportunidade para agradecer a todo o corpo docente do curso de Medicina Veterinária, aos alunos do curso e aos patrocinadores.

TEXTO: Tatiana de Carvalho Duarte

FOTOS: Organizadores dos movimentos

Confira as fotos das campanhas: