Visita ao SAMU
Seg, 09 de Outubro de 2017 10:03

Alunos de enfermagem visitam a base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Poços de Caldas-MG.

Capa IMG 5621

No dia 28 de setembro, estudantes do II e III módulos do curso técnico em enfermagem participaram de uma visita técnica à base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), na cidade de Poços de Caldas-MG.

A viagem foi organizada pela professora Flávia Helena Pereira. Segundo ela, "o objetivo da visita foi levar ao conhecimento dos estudantes a estrutura e organização de um Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), como complementação da disciplina Assistência em situações de urgência e emergência, na abordagem da assistência pré-hospitalar".

Na ocasião, os estudantes e a professora foram recebidos pela enfermeira e coordenadora Amanda Oliveira, que apresentou o serviço com dados estatísticos e dinâmica, assim como toda a estrutura física da base.

Os alunos visitaram a Central de Regulação e ambulâncias de atendimento e a enfermeira Amanda ressaltou a importância do papel do técnico de enfermagem e demonstrou como é realizada a utilização de materiais e equipamentos nos atendimentos.

Ainda segundo a professora Flávia, “a visita torna-se importante na medida em que contextualiza os estudantes com relação à organização dos serviços de urgência e emergência no Brasil, mostra aspectos reais da situação dos atendimentos e dos serviços hospitalares que recebem a população e também aprimora conhecimento técnico-científico diante dos procedimentos técnicos apreendidos em sala de aula”.

Os estudantes puderam adentrar as ambulâncias e conhecer suas estruturas: ambulância de suporte básico e de suporte avançado de vida. “Foi uma oportunidade excelente para que pudessem visualizar o papel do técnico de enfermagem no atendimento pré-hospitalar, apontando uma opção de trabalho ao futuro profissional” ressaltou a professora.

Confira as fotos: