Nosso Primeiro Livro
Qua, 04 de Outubro de 2017 12:42

Projeto “Nosso Primeiro Livro” ensina crianças a produzirem artes gráficas com o tema heróis. Vote em sua capa favorita.

Abc

No período de agosto a setembro de 2017, foi promovido na Unidade José Januário de Magalhães de IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, o projeto “Nosso primeiro livro”.

A iniciativa partiu do projeto de extensão Aluno Digital, que oferece à comunidade e às escolas da cidade de Muzambinho e região, cursos e projetos de informática, visando a inclusão digital de crianças, jovens, adultos e melhor idade.

Dentre as atividades do projeto, os alunos utilizaram a ferramenta Canvas para elaboração de três capas de livros.

Segundo a professora Aline Marques Del Valle, uma das responsáveis pelo projeto, a iniciativa foi desenvolvida em parceria com a Escola Estadual Cesário, com o objetivo de incentivar os 35 alunos do 7º ano da Escola Estadual Cesário Coimbra, participantes da disciplina de Língua Portuguesa, a produzirem textos criativos e interessantes.

Para Aline, “o projeto atende a escola como um projeto social, aproximando o Campus Muzambinho da comunidade local. A ideia do projeto surgiu da professora Marta Magalhães e tem por objetivo dinamizar e diferenciar as estratégias de ação junto a aprendizagem de língua portuguesa”.

São responsáveis pelo projeto os professores dos cursos Técnico em Informática e Ciência da Computação do Campus Muzambinho, Aline Marques Del Valle, Sandra Helena Miranda, Amanda Beatriz Augusta da Silva, Erlon Charles Gomes de Aquino Júnior e Gabriel Baquião Vidigal. Que, na Escola Cesário Coimbra, contaram com o apoio da professora Marta Magalhães.

De acordo com a professora Aline, o projeto consistiu na realização de pesquisas biográficas sobre três heróis: Joana D'arc, Dom Quixote e Macunaíma. Em seguida, as pesquisas e produções de textos concentraram-se em três eixos:

• Heróis salvam o Brasil da corrupção;
  • Heróis salvam a natureza;
  • Heróis em minha vida.

Os textos elaborados pelos alunos foram digitados e diagramados para produção de uma coletânea, com o apoio do projeto Aluno Digital.

Ao final do projeto, foram produzidos três modelos de capas. E uma das opções será selecionada por meio de votação popular.

Confira os modelos de capas e vote em sua opção favorita:

VOTE AQUI

TEXTO: Tatiana de Carvalho Duarte

ARTES: Alunos do projeto "Nosso Primeiro Livro"