4ª Convenção Internacional da juventude
Qua, 04 de Outubro de 2017 10:23

Alunos do Campus Muzambinho participarão da 4ª Convenção Internacional da juventude em Lucknow na índia.

DSC 0106

Quatro alunos do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho estão de malas prontas para Lucknow, na Índia. André Rodrigues Gomes Silva, Bruno Tadeu Dival Procópio, Haislan Wellington Gouveia dos Santos e João Pedro do Nascimento Silva foram convidados para participaram da 4ª IYCCE – International Youth Convention on Commerce & Economics.

A mais importante competição internacional para estudantes da educação básica voltada para a economia, empreendedorismo, gestão de negócios e marketing.

Os alunos receberam o convite devido ao seu excelente desempenho na Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras, na qual obtiveram a primeira colocação e receberam medalhas de ouro.

A vitória nessa olimpíada foi uma conquista em equipe, já que participaram todos os 23 alunos da turma INFO – D do Campus Muzambinho. Porém, segundo o professor Renato Machado Pereira, que acompanhará os alunos na viagem à Índia, a competição em Lucknow aceita equipes de, no máximo, 6 e de, no mínimo, 3 integrantes. Assim, os estudantes foram escolhidos tendo como base suas vitórias em outras olimpíadas, sua experiência em competições e suas notas no curso.

Para garantir o treinamento dos alunos para a Olimpíada, foi criado um projeto de extensão chamado “Projeto de formação dos alunos do ensino médio para as Olimpíadas Brasileiras de Matemática”, sob coordenação dos professores Renato Machado Pereira e Manuel Messias da Silva, com a colaboração dos professores Carlos Renato Soares e Maurício Minchillo e com o apoio dos alunos Haislan dos Santos, Bruno Tadeu Dival Procópio, André Rodrigues Gomes Silva, Pedro Lucas da Silva Felix e Renan Barros da Silva.

As despesas de viagem dos três alunos selecionados serão custeadas pela Instituição e o aluno João Pedro do Nascimento Silva, conseguiu recursos externos para integrar a equipe.

Segundo os integrantes da equipe, a participação dos demais alunos seria importante pois a olimpíada contempla diferentes áreas para cada modalidade das categorias Júnior ou Sênior. E a expertise de cada aluno, em suas áreas de preferência, pode ser um grande diferencial nas tarefas da olimpíada.

Para os organizadores do evento, a iniciativa foi idealizada pela City Montessori School, “com inspiração no Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, que propõe que a Educação neste século deve se basear em 4 pilares: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser”.

Segundo os alunos, essa experiência em olimpíadas e em projetos de iniciação científica é essencial já que todas competições costumam seguir um mesmo formato. Para o aluno Bruno Dival, os três estudantes já estão habituados a provas do tipo, “já pegamos o jeito que faz prova. O jeito que se participa de uma olimpíada. Como por exemplo a necessidade de economia de tempo, de focar no que você sabe, de dedicar seu raciocínio até mesmo às questões que você não sabe a resposta. Porque isso que é importante”.

Segundo Haislan, em olimpíadas como a Matemática sem Fronteiras, a estratégia da equipe é a de dividir seus integrantes por expertise onde cada grupo de alunos com facilidade de uma área, fica responsável por um determinado número de atividades.

Ainda segundo o Bruno, a expectativa para a viagem é grande e já teve início há um tempo atrás. “Desde meu sexto ano, quando comecei a participar de olimpíadas de matemática, fomos medalhistas e já criamos um projeto de iniciação científica no qual foi citada a olímpiada internacional. A partir daí já comecei a passar todo treinamento do PIC pensando em participar de uma olimpíada internacional e meu grande objetivo passou a ser esse”. O aluno ainda ressaltou que essa viagem internacional vai criar “uma grande bagagem, porque essas viagens sempre acrescentam, mesmo as que não são internacionais”.

Para André, essa experiência será um marco em sua vida. “Pra vida inteira a gente vai lembrar de quando fomos pra Índia e de como isso vai mudar nossa vida daqui pra frente, durante nossa carreira e a faculdade. Pensar em estudar fora começar a ser muito mais paupável”.

O professor Renato, ainda destaca que, para ele, “é bastante interessante e feliz o fato de que essa participação na olimpíada partiu de um projeto. Nós desenvolvemos essa inciativa como um projeto de extensão que é aberto para alunos daqui e de fora da instituição. E pensar que esse projeto está funcionando, está dando certo, e temos sempre horas de estudo semanais e os três alunos estão sempre presentes. É uma coroação de tudo que estamos fazendo”.

A programação do evento ainda contempla uma série de visitas a pontos turísticos da Índia. Durante seus dias no país, os alunos poderão conhecer as cidades de Agra, New Delhi e Lucknow, e seus pontos turísticos como o mausoléu árabe Bara Imambara, o parque público monumental Ambedkar Memorial Park, o Taj Mahl (que é considerado uma das sete maravilhas do mundo moderno),o Red Fort (situado às margens do Rio Yamuna), o Lotus Temple (edifício contruído em formato de flor de lótus), o memorial de guerra India Gate, dentre outros locais.

TEXTO E FOTOS: Tatiana de Carvalho Duarte