Virada Educação
Qua, 04 de Outubro de 2017 07:59

Alunos do curso Técnico em Enfermagem participam de atividade da Virada Educação Minas Gerais.

Capa IMG 5547

No dia 23 de setembro, estudantes do curso técnico em enfermagem participaram de uma atividade educativa na Escola Estadual Professor Salatiel de Almeida, no evento "Virada Educação Minas Gerais".

A iniciativa é da Secretaria de Estado de Educação e tem como objetivo estimular as escolas a abrirem suas portas e mostrarem para a comunidade as ações e projetos que desenvolvem. Os estudantes foram acompanhados pelas docentes do curso Milene Dias Ferreira Magri e Flávia Helena Pereira.

Os estudantes realizaram orientações sobre condições crônicas de saúde, dentre elas o Diabetes Mellitus e a Hipertensão Arterial. Além de abordagem sobre o tabagismo, com exposição de banners e entrega de folders à população. Também foi abordada a temática de DST/Aids com orientações e entrega de preservativos masculinos à população. Houve também aferição de pressão arterial.

Esse momento foi importante para que os estudantes pudessem integrar conceitos aprendidos nas disciplinas teóricas e habilidades técnicas, além de compreenderem o papel do técnico de enfermagem como agente promotor de saúde.

Na ocasião os alunos "aprimoraram a técnica de verificação da pressão arterial e tiveram aproximação com a comunidade, possibilitando um momento de entrosamento terapêutico para desenvoltura do futuro profissional", relatou a professora Flávia.

A professora Milene ainda acrescentou que "a atuação na comunidade favoreceu o desenvolvimento de habilidades práticas bem como o relacionamento profissional/paciente, contribuindo para a formação profissional dos alunos envolvidos".

A coordenadora do curso, professora Ana Paula Alonso Reis, apontou a importância da interação escola-comunidade, estudante-professor e estudante-estudante na formação do Técnico em Enfermagem e salientou que eventos como esse devem ocorrer com mais frequência, sendo muito oportunos e bem-vindos dentro do curso".

TEXTO E FOTOS: Ana Paula Alonso Reis

Confira as fotos: