Login



Dia da árvore
Sex, 29 de Setembro de 2017 12:07

Confira as fotos do evento realizado em homenagem ao Dia da Árvore comemorado no dia 21 de setembro.

Capa DSC 0075

Foi comemorado, no dia 21 de setembro, o dia Nacional da Árvore. E em homenagem à esse dia, a equipe do IF Refloresta e integrantes do corpo docente do Campus Muzambinho, ofertaram duas palestras com temas voltados para a sustentabilidade.

Após a abertura do evento, com uma apresentação do projeto IF Refloresta que visa a oferta de palestras e ações de conscientização em prol do meio ambiente, foram ministradas as palestras "Gestão Sustentável de dejetos de origem animal", pelo professor Dr. Edu Max da Silva do IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes; e "o solo como elemento fundamental de sustentabilidade agrícola, ambiental e social", pelo professor Ms. Otávio Duarte Giunti do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.

Ao final do evento ainda foi promovida uma atividade de educação ambiental, com a realização do plantio de árvores nativas.

Mais informações sobre o projeto IFRefloresta podem ser obtidas pelo e-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Confira o texto escrito por Marcely Pierroni Gastaldi em homenagem ao dia da árvore:

Crescemos acreditando que tudo se renova. Que nossos atos impensados se consertam com rapidez. Temos uma mania incrível de achar que nossos atos egoístas não vão atraindo a extinção de pequenas preciosidades da vida. Crescemos ouvindo que há três coisas que um ser humano deve fazer em sua jornada: plantar uma árvore, escrever um livro e ter um filho.

Então perguntamos, você já parou para analisar a frase? Lidamos com eternidade sem nos darmos conta. Não está entendendo? Estamos falando de atos que geram o longo prazo. Que nos afagam de amor. Eternizam raízes. Filho é benção. É luz. É garantia de para sempre mesmo que o para sempre acabe.Você sabe que vai depender de você e se orgulha por isso. É espelho de Deus. Escreva um livro e veja enraizar no mundo suas ideias. Seus objetivos. Seus pensamentos mais sinceros. Você alcança milhares de pessoas de uma só vez. As palavras transcritas não perdem forças, ao contrário, ganham o mundo.

E a árvore? Ah, ela remete a infância de muitos. Sombra e frescor. Alívio rápido para uma respiração melhor e equilibrada. Eterna também. Contaria tantas histórias se pudesse. Quantos balanços ocuparam suas copas? Quantos piqueniques foram abrigados por suas sombras? Quantas famílias a abraçaram pra renovar os laços de amor. Que tudo alcança e protege? E anda tão rara. Tão escassa. Tão maltratada. Não há quem queira semear. Esquecem que um simples gesto pode mudar a forma de viver de muitas pessoas. Árvores simbolizam a vida. O oxigênio que nos preenche e nos ajuda a respirar. Infla nossos pulmões e nos asseguram uma qualidade de vida melhor. Hoje eu consigo compreender a proporção imposta de amor pela frase: ambos refletem vida em abundância.

Confira as fotos:

2017/10/àrvore{/gallery}