Visita Moçambicanos
Qua, 20 de Setembro de 2017 12:32

Campus Muzambinho recebe visita do Embaixador, Conselheiro e de 30 professores de Moçambique.

No dias 12 e 13 de setembro, o Campus Muzambinho recebeu a visita do embaixador de Moçambique, Manuel Lubisse, do conselheiro para assuntos de Cultura, Turismo e Educação de Moçambique, Romualdo Jonham e de 30 professores participantes do Programa de Formadores em Agricultura e Mecanização Agrária.

O embaixador e o conselheiro vieram acompanhados do Reitor do IFSULDEMINAS, Marcelo Bregagnoli e foram recebidos pelo Diretor-geral Luiz Carlos Machado Rodrigues, pela Diretora de Desenvolvimento Educacional, Luciana Maria Vieira Lopes Mendonça e pela Coordenadora Geral de Ensino, Daniela Ferreira Cardoso Cruvinel.

Na ocasião, os visitantes foram convidados a assinar o livro de ouro do Campus, no qual constam assinaturas de diversas autoridades que já nos honraram com suas visitas e foram discutidas algumas sugestões de parcerias.

Segundo a Coordenadora Daniela Cruvinel, estão sendo estudadas algumas possibilidades de cursos de curta duração para oferta aos Moçambicanos.

Programa de Formadores em Agricultura e Mecanização Agrária

Esse intercâmbio de professores foi uma iniciativa do Governo, voltada para a Reforma da Educação Profissional em Moçambique. Segundo informações da reitoria do IFSULDEMINAS, “o convênio foi firmado pelo Governo Africano, por meio da Autoridade Nacional de Educação Profissional (ANEP), com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF) e contou com o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC/MRE)”.

Ainda segundo informações da reitoria, os professores chegaram no Brasil no dia 9 de setembro e participaram, primeiramente, de uma ambientação para conhecimento da realidade brasileira e para melhor compreensão da situação social e econômica do país. Nesse processo de ambientação, os professores ficaram no Campus de Machado e visitaram a reitoria do IFSULDEMINAS, os campi de Muzambinho, Inconfidentes e cooperativas da região.

Para o professor da área de Agronomia, do Instituto Superior Politécnico de Moçambique, Osvaldo Venancio Veremos, essa experiência está sendo de grande valia já que proporcionará aos participantes do programa o conhecimento necessário para atuarem em suas devidas habilidades em Moçambique. “Nosso país está em uma fase de estruturação na qual alguns Institutos Politécnicos estão bem equipados, com computadores, laboratórios e outros aparelhos, mas ainda não tem pessoal qualificado para operar esses aparelhos. Então a ideia é capacitar os professores para que, quando voltarem para nosso país, possam manusear esses aparelhos e beneficiar toda a sociedade”.

Ainda segundo o professor Osvaldo, foram escolhidos para participarem do programa professores de diferentes áreas de atuação e provenientes de diferentes partes de Moçambique, de forma a proporcionar uma maior divulgação do conhecimento adquirido aqui no Brasil.

Capa DSC 0242

No Campus Muzambinho, os professores puderam conhecer as atividades e os responsáveis pelos setores de Mecanização, Bovinocultura Leiteira, Solos, Olericultura, Fruticultura, Avicultura de corte/postura, Caprinocultura e a Cunicultura. Eles também foram recepcionados com um café da manha e foram convidados para almoçarem no refeitório da Instituição.

Após esse período, os professores serão divididos em grupos que serão recebidos por universidades de todo o país para treinamento em diversas áreas. Eles ficarão no Brasil até dezembro de 2017.

TEXTO: Tatiana de Carvalho Duarte

FOTOS: George L. Silva