Congresso
Sex, 15 de Setembro de 2017 11:23

4ª edição do Congresso de Educação Física do Campus Muzambinho é realizado na UEMG - Campus Passos.

Capa abertura

Foi realizado nos dias 07, 08 e 09 de setembro, a 4ª edição do Congresso de Educação Física do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho na Universidade Estadual de Minas Gerais - Campus de Passos - MG.

O evento contou com 112 participantes de diferentes Universidades que participaram de 26 palestras, minicursos e mesas redondas. O evento foi organizado por professores do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho em parceria com professores do Campus de Passos da UEMG.

No primeiro dia de evento foram ministrados minicursos e mesas redondas sobre Promoção da Saúde, sobre Aspectos Socioculturais e Pedagógicos da Educação Física e Esporte e sobre a Biodinâmica do Exercício Físico. Na noite do primeiro dia também foi realizada a solenidade de abertura do evento, com a entrega de algumas homenagens e com a palestra de abertura sobre "Avanços e Perspectivas na busca do conhecimento", ministrada pelo Prof. Dr. Sebastião Gobbi, da UNESP - Rio Claro e pelo Prof. Dr. Wagner Wey Moreira da UFTM - Uberaba.

No evento de abertura ainda foi servido um coquetel e os presentes puderam assitir à duas apresentações culturais, sendo uma apresentada por alunos da UEMG e outra apresentação com tecidos feita pelos alunos do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.

No segundo dia de evento os participantes assistiram à minicursos sobre questões de Biodinâmica do Exercício Físico, como a nutrição no esporte; sobre a promoção da Saúde, como o comportamento sedentário da população e sobre outros temas como os esportes coletivos na escola. A tarde foram apresentados alguns trabalhos em forma oral e poster e foi promovido um momento chamado "café com prosa com os amigos".

A noite foram ministradas as palestras "Educação Física Escolar ‐ Perspectivas da praxiologia motriz" pela Profa. Dra. Lilian Aparecida Ferreira  da Unesp - Bauru e pelo Prof. Dr. Glauco Nunes Souto Ramos da UFSCar; e sobre "Tecnologia: mocinha ou vilã da saúde", ministrada pelo Prof. Dr. Inaian Pignatti Teixeira do IFSULDEMINAS - Muzambinho e pelo Prof. Dr. Bruno de Paula Caraça Smirmaul do EFBE.

Já o terceiro dia foi reservado para a segunda seção das apresentações de trabalhos e para premiação dos melhores trabalhados apresentados.

No total, o congresso ofertou 10 minicursos, 8 mesas redondas e 58 trabalhos foram apresentados, além de 2 apresentações artísticas.

TEXTO: Tatiana de Carvalho Duarte

FOTO: Priscila Missaki Nakamura