Curso 5 ESTRELAS
Qui, 14 de Setembro de 2017 12:40

Curso de Educação Física do Campus Muzambinho conquista pontuação máxima de 5 estrelas no Guia do Estudante.

selos ge2017 alta

Anualmente, o Guia do Estudante classifica os cursos das instituições de ensino superior brasileiras segundo sua infraestrutura, qualidade, corpo docente, dentre outros fatores. No ano de 2017, o Guia do Estudante classificou o curso de Educação Física do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho como EXCELENTE, com cinco estrelas.

O guia emite conceitos que permitem classificar os cursos em bons (três estrelas), muito bons (quatro estrelas) e excelentes (cinco estrelas).

Para o coordenador do curso, Renato Aparecido de Souza, esse resultado foi fruto de todas as ações assertivas realizadas pela direção, pelo corpo docente, discente e pelos técnicos.

O professor Renato citou que o curso tem uma excelente infraestrutura, professores, parcerias e projetos que garantiram essas cinco estrelas. Mas que um grande diferencial para obtenção dessa classificação foi a mudança na Prática como Componente Curricular - PCC do curso.

Para conseguir um plano curricular que contribuísse ainda mais com a formação dos alunos, os responsáveis pela mudança buscaram embasamento em universidades de grande reconhecimento nacional.

O PASSO-A-PASSO DA PESQUISA

A avaliação do Guia do Estudante é realizada no decorrer de nove meses em cinco etapas básicas:

PASSO 1 - Primeiramente é realizada a atualização dos dados das instituições, através de contato por e-mail ou telefone, feita pela redação do Guia. Nesse momento as instituições informam quais cursos serão ofertados no próximo vestibular.

PASSO 2 - Depois são definidos quais cursos serão avaliados, baseados em alguns pré-requisitos como ter a titulação de bacharelado (com exceção da Pedagogia e da Educação Física em que são avaliados prioritariamente as licenciaturas); data de conclusão da primeira turma igual ou inferior a 2014; ser presencial; e ter turmas em andamento e ser oferecido no próximo vestibular.

PASSO 3 - O próximo passo é o preenchimento do formulário eletrônico de avaliação pelos coordenadores dos cursos. Segundo o site do Guia do Estudante, “o questionário é composto de 21 questões. Entre os assuntos tratados estão temas relativos ao corpo docente, projeto didático-pedagógico, produção científica, atividades de extensão, internacionalização, inserção dos alunos no mercado de trabalho, infraestrutura e oferta de pós-graduação”.

Ao preencher o formulário sobre o curso de Educação Física do Campus Muzambinho, o coordenador Renato destacou características da infraestrutura do curso, da titulação do corpo docente, do número e qualidade dos laboratórios, além das parcerias e projetos de extensão realizados.

Segundo Renato, esse ano foi permitido o envio de link de vídeos que ilustrassem as respostas dos formulários. Assim, também foram encaminhados vídeos sobre a maneira inovadora de se desenvolver a Prática como Componente Curricular – PCC, na qual os alunos são incentivados a, 1 vez por mês, se posicionar in loco e observar um problema para, posteriormente, apresentarem soluções pertinentes para a sociedade. Durante essas atividades, os alunos já trabalharam no desenvolvimento de jogos de tabuleiro educativos e em oficinas realizadas, aos sábados, na praça do município.

Também foram enviados comprovantes da parceria que o curso fez com o Boa Esporte Clube, que proporciona aos alunos o contato com profissionais da área e a vivência do mercado de trabalho; e das parcerias com outras universidades para o intercâmbio de alunos e com programas de pós-graduação (como o DINTER, com a UNESP; e com a UNIFAL, por meio do programa de Ciências da Reabilitação e de Engenharia Biomédica).

DSC 0086     inova 136

PASSO 4 - O quarto passo é a avaliação em si, na qual um grupo de 8.107 pareceristas (entre coordenadores de cursos, diretores de departamentos e professores) são convidados a analisarem os cursos em uma escala de 1 a 5. Ainda segundo o guia do estudante, “Cada curso recebe conceitos de, no mínimo, sete pareceristas”.

PASSO 5 - Após essa análise, o quinto passo é a atribuição dos conceitos. Em 2016, 8107 cursos foram avaliados e apenas 621 obtiveram cinco estrelas. Até o presente momento, o ranking geral de 2017 ainda não foi divulgado.

Para o coordenador Renato, as cinco estrelas obtidas pelo curso de Educação Física não são somente uma forma de reconhecimento de todo esforço da equipe do Campus Muzambinho, mas uma forma de aumentar ainda mais o orgulho que os alunos têm de estudar na instituição, de recrutar mais candidatos para os próximos vestibulares, de mostrar que o curso é de qualidade e de motivar a todos para que se esforçam, ainda mais, para garantir a continuidade dessa avaliação pelos próximos anos.

O Campus Muzambinho parabeniza a todos que, direta ou indiretamente, foram responsáveis por essa conquista. PARABÉNS!

TEXTO: Tatiana de Carvalho Duarte

IMAGEM: Guia do Estudante