Festa do Café
Seg, 11 de Setembro de 2017 12:24

Confira as fotos da participação do Instituto na primeira edição da Festa do Café de Muzambinho.

Capa DSC 0009

Entre os dias 06 e 10 de setembro, o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho marcou presença na 1ª edição da Feira do Café do Município. O evento foi organizado pela Prefeitura Municipal com apoio do Instituto Federal, do Sindicato dos Produtores Rurais e da Emater.

A feira teve início com palestras do Circuito Mineiro de Cafeicultura ministradas na quadra do Campus Muzambinho. Cerca de 300 produtores assistiram às palestras que abordaram temas como manejo da poda no cafeeiro, tecnologias para nutrição do cafeeiro e um case de sucesso em associativismo e certificação.

O Circuito Mineiro da Cafeicultura é uma promoção do Governo de Minas Gerais, por meio da Emater–MG, em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - SEAPA, a Universidade Federal de Lavras e prefeituras.

O Circuito está sendo realizado nas quatro regiões produtores de café de Minas Gerais: Sul de Minas, Cerrado, Matas de Minas e Chapada de Minas. Serão mais de 30 etapas e a participação dos produtores é gratuita.

FEIRA DO CAFÉ

ESTANDE DO CAMPUS MUZAMBINHO

DSC 0219

A partir das 19h foi realizada a solenidade de abertura oficial da Festa do Café no Pavilhão de Eventos da Avenida Dr. Américo Luz. Durante os próximos quatro dias, os visitantes da Festa puderam assistir à apresentações artísticas como desfile cívico, encontro de baterias, shows musicais e conhecer os estandes dos expositores.

No estande do Campus Muzambinho estavam expostos os produtos da COOPAM como cafés e iogurtes e os integrantes da AGRIFORT também estavam presentes para prestar informações aos visitantes sobre os serviços prestados pela Empresa Júnior.

Também foi disponibilizado na Festa o Laboratório Móvel do Campus Muzambinho, onde foram ofertados minicursos aos produtores rurais sobre Classificação e Degustação de Café e sobre Barismo.

O curso de degustação foi ministrado pelo professor José Marcos Angélico de Mendonça e o de barismo pela empresária Raquel Gomes de Souza e pela barista Débora Mafra.

Para o professor José Marcos, a oferta de cursos como esses é uma iniciativa muito importante do Campus. "É de grande importância que nós estejamos sempre juntos de toda movimentação em prol do Município de Muzambinho e região, em especial aos eventos relacionados ao café que é nosso objeto de trabalho. A intenção é tornar a região cada vez mais conhecida pela produção de cafés especiais. E o nosso posicionamento é no sentido de capacitar as pessoas e de esclarecer os produtores sobre a qualidade de café e também informar o que pode ser feito com o café depois que ele sai da propriedade, em especial nas cafeterias.Então oferecemos cursos de curta duração, cursos rápidos com a intenção de esclarecer e abrir o horizonte das pessoas que participam com a gente, pra que eles se interessem e se aprofundem no assunto".

TEXTO: Tatiana de Carvalho Duarte

FOTOS: Maurício Lavarda

Integrantes da comissão organizadora do evento

Confira as fotos:

2017/09/café{/gallery}