Setembro Amarelo
Ter, 05 de Setembro de 2017 12:29

Campus Muzambinho promove palestras sobre depressão para servidores, no mês de prevenção ao suicídio.

cartaz depressao estudantes

Na semana do dia 21 a 25 de agosto, foram ministradas palestras para os servidores do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho com temática sobre depressão.

O evento foi promovido em razão do mês de Setembro Amarelo que tem como objetivo alertar a população a respeito da realidade do suicídio, no Brasil e no mundo, e suas formas de prevenção.

As palestras foram ministradas pelo Psicólogo David Moisés da Luz com mediação da psicóloga da instituição, Juliane Albernás Borges.

Segundo a servidora Cássia Aparecida Gonçalves, a palestra foi muito esclarecedora e de fácil entendimento devido à utilização de exemplos reais. "Acredito que, com isso, a palestra acabou prendendo a atenção de todos. Por se tratar de um assunto que está no nosso dia a dia e, às vezes, não sabemos como lidar".

"A palestra foi excelente. Muito esclarecedora. Abordou temas sobre saúde mental de maneira didática e eficaz, através de ótimos profissionais qualificados. Necessária em qualquer ambiente escolar institucional" citou o servidor Leonardo Chiulli.

Já a professora Simone Villas ressaltou que a palestra foi muito importante para os servidores e que iniciativas como essa deveriam ser realizadas com mais frequência. “Pudemos entender a gravidade e urgência do assunto, principalmente aos profissionais da educação. Pois somos quem lida, diretamente, com estruturas familiares e com os valores da sociedade em que vivemos. Cursos como este tem que ter todo mês!"

Esta ação está sendo organizada por uma equipe multidisciplinar, do serviço biopsicossocial do Campus Muzambinho, formada pela Psicóloga Juliane Albernás Borges, pelo Enfermeiro Marcelo Lopes Pereira, com a colaboração da Assistente Social Clélia Mara Tardelli, da Coordenadora Geral de Ensino, professora Daniela Ferreira Cardoso Cruvinel e da ASCOM.

Nos dias 11,12 e 13 e 18,19 e 20 de setembro o palestrante voltará à instituição para levar esse debate sobre depressão aos estudantes do Campus.

Confira aqui a programação do evento

TEXTO: Tatiana de Carvalho Duarte

ARTE: Maurício Lavarda