Atividade APAE
Ter, 29 de Agosto de 2017 09:31

Alunos de Educação Física e do PROEFA promovem atividades recreativas nas APAE's de Guaxupé e Muzambinho.

Capa Gux 10

Nos dias 24 e 25 de agosto, alunos do 4º período de Educação Física e do Programa de Educação Física Adaptada - PROEFA participaram da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, por meio da promoção de atividades recreativas, nas unidades da APAE de Guaxupé e Muzambinho, respectivamente.

A iniciativa foi organizada pela professora Ieda Mayumi Sabino Kawashita e contou com a participação de 40 estudantes do Campus Muzambinho.

O tema dessa edição da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla foi: “Pessoa com deficiência: direitos, necessidades e realizações".

Assim, segundo a professora Ieda Kawashita, o objetivo dessa ação foi "abrir debates e colocar a sociedade em reflexão no dever da igualdade para inclusão. Neste contexto as disciplinas de Educação Inclusiva do curso de Biologia e Educação Física para Pessoas com Necessidades Especiais e o Projeto de Educação Física Adaptada - PROEFA, participaram, nos dias 24 de agosto na APAE de Guaxupé e no dia 25 de agosto na APAE de Muzambinho, de atividades de caráter recreativo para as entidades. Mas, para os discentes, o foco foi conhecer as entidades, seu público e debater sobre a inclusão".

Ainda segundo a professora, em Guaxupé foi realizada uma Gincana Inclusiva, na qual todos os alunos da APAE puderam participar das provas junto aos demais alunos do Campus. A gincana foi organizada e coordenada pelos alunos do PROEFA e foram oferecidas atividades cooperativas. Ao final da atividade, todos almoçaram juntos na entidade e participaram de uma dança circular.

Já em Muzambinho foi realizado o Dia da Bocha nos períodos matutino e vespertino. As atividades foram coordenadas pelo PROEFA e tiveram como objetivo divulgar a bocha para todos nas escolas, incluindo professores, técnicos , familiares, alunos da APAE e do Instituto.

A professora Ieda aproveitou a oportunidade para agradecer às entidades pela acolhida e pela parceria em mais esta atividade. "Nossos alunos precisam de experiências como esta, para compreenderem que a inclusão é um direito de todos".

TEXTO: Tatiana de Carvalho Duarte

FOTOS: Ieda Mayumi Sabino Kawashita