Ciclo de Palestras
Qua, 09 de Agosto de 2017 09:04

Palestras alertam Veterinários e alunos sobre a transmissão e tratamento da Leishmaniose Visceral Canina.

Capa DSC 0100

No dia 05 de agosto, o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho sediou o Ciclo de Palestras de Atualização em Leishmaniose Visceral Canina organizado pelo Centro Acadêmico de Medicina Veterinária com apoio da direção do Campus e da empresa Virbac.

O evento contou com uma palestra sobre "Vetores e Mecanismos de Transmissão da Leishmaniose Visceral Canina", ministrada pela professora Diana Cuglovici Abrão. Uma palestra dobre os aspectos clínicos da doença, ministrada pela professora Mariana Cristina Hoeppner Rondelli. E sobre uma possibilidade de tratamento para cães doentes, aprovada pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), desde agosto do ano passado, e patenteada pela empresa Virbac.

Segundo a professora Mariana Rondelli, "os ouvintes saíram com a sensação de alívio e de esperança, pois, antes, cães com Leishmaniose eram destinados à morte".

Assistiram às palestras cerca de 110 participantes que foram convidados a levar um litro de óleo de cozinha. Foram arrecadados 86 litros de óleo, que serão trocados em materiais de limpeza para doação para a ONG de Proteção Animal Jovina Prado de Muzambinho.

As palestras foram direcionadas para os estudantes do curso de gradução em Medicina Veterinária da Instituição e das escolas regionais e aos médicos veterinários de Muzambinho e região.

TEXTO: Tatiana de Carvalho Duare

FOTOS: George L. Silva