DesafIE!
Ter, 08 de Agosto de 2017 11:08

Docente do Campus Muzambinho apresenta artigo no 37º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação.

IMG 1686

Entre os dias 02 e 06 de julho, a professora Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder apresentou seu artigo no 6º DesafIE! - Workshop de Desafios da Computação Aplicada à Educação. Evento satélite do XXXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC), realizado na Universidade Mackenzie, em São Paulo.

Na ocasião, a professora apresentou o trabalho "Repensando o Desenvolvimento de Tecnologias Computacionais de Apoio à Aprendizagem ao Longo da Vida".

O DesafIE! é um evento da Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE) da SBC que, segundo site oficial, "tem o objetivo de discutir os temas da Informática na Educação que possuam sobretudo um enfoque computacional e que abordem aspectos desafiadores na área".

Segundo a professora Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder, o evento "não é entendido pela comunidade como um meio de divulgação de pesquisas em andamento, mas sim um evento entre pesquisadores que buscam discutir, vislumbrar e apontar temas desafiadores e interdisciplinares, com um grande enfoque computacional, na área de Informática na Educação. O DesafIE! buscou, nessa última edição, promover um debate sobre os Grandes Desafios da Informática na Educação que podem impulsionar investigações para os próximos 10 anos".

Os resultados apresentados pela professora Aracele estão relacionados à pesquisa em Engenharia de Software Aplicada à Educação que ela desenvolve em seu doutorado, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - ICMC, na Universidade de São Paulo em São Carlos/SP.

Segundo a professora, eles também estão alinhados com as atividades do Laboratório de Tecnologias de Software e Computação Aplicada à Educação - LabSoft do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, do qual faz parte.

O trabalho foi desenvolvido com a colaboração de Mauricio Arimoto, Camila de Oliveira, Maria Lydia Fioravanti, pós-graduandos no ICMC da USP, e com orientação da professora Ellen Francine Barbosa.

O trabalho está disponível nos anais do evento: http://csbc2017.mackenzie.br/anais/eventos/6-desafie

TEXTO E FOTOS: Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder

REVISÃO: Tatiana de Carvalho Duarte