Palestras à comunidade
Sex, 04 de Agosto de 2017 09:43

Alunos do curso de Enfermagem promovem ciclo de apresentações sobre saúde para comunidade.

Capa IMG 20170527 WA0009

Foi desenvolvido pelos alunos do terceiro módulo do curso Técnico em Enfermagem do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, o ciclo de apresentações para a comunidade dos Projetos de Conclusão de Curso (PCC).

As apresentações iniciaram no dia 29 de maio de 2017, com a realização de atividade educativa com mães e pais de recém nascidos e crianças no Posto de Saúde do Alto do Anjo, em Muzambinho-MG.

Os estudantes explicaram a importância e o modo de realizar a técnica de massagem Shantala e o banho de ofurô e orientaram como reconhecer e como proceder diante de um engasgamento. A apresentação foi realizada pelos estudantes Daniel José da Silva, Neila Débora da Silva, Larissa da Silva Pereira, Ana Paula de Oliveira Bernardo, Andréia Joseli de Oliveira e Adrielle de Fátima Paulino, sob a orientação das professoras Milene Dias Ferreira Magri e Mara Aparecida Pereira de Ávila.

Já no dia 01 de junho, sob a orientação da professora Ana Paula Alonso Reis, foi a vez das estudantes Adrieli Helen de Morais, Juliana dos Santos Morais e Edi Carla Santos Nascimento abordarem a temática Câncer de Mama, contemplando os usuários da ESF Vila Lima, também no município de Muzambinho.

Na apresentação, os alunos abordaram a importância da prevenção dessa neoplasia, chamando a atenção para o alerta à saúde das mamas. Nesse mesmo dia, as estudantes Bruna Costa Barbosa, Isabela Marinho Ribeiro e Rafaela Rodrigues de Sousa levaram informações sobre a Humanização do Parto e Nascimento, contextualizando o cenário atual da medicalização do parto e nascimento e mostrando o quanto é importante o resgate do parto natural, sem intervenções médicas desnecessárias.

Ainda, em 01 de junho no Posto Alto do Anjo, os estudantes Nayara Santos e Wallace Rafael realizaram a apresentação do tema Câncer de próstata, sob orientação da professora Ana Cláudia de Souza Costa. A finalidade foi conscientizar a população sobre as principais doenças da próstata, abordando desde os sinais e sintomas até o mito do exame digital da próstata. Os estudantes ressaltaram aos usuários que o diagnóstico precoce da doença aumenta as chances de cura.

Continuando o ciclo de apresentações para a comunidade, no dia 07 de junho, as alunas Eduarda da Silva Novais, Gabriela Eduarda Ferreira Eleutério e Joyce Cristina Levino, orientadas pela Professora Mara, apresentaram para alunos do curso Técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio do Campus Muzambinho, o trabalho com o tema: Gravidez na adolescência. O objetivo da apresentação foi conscientizar os alunos acerca da importância do tema e orientar métodos de contracepção.

Já no dia 08 de junho sob a orientação da professora Alexandra de Souza foi à vez das alunas Viviane Maria de Araújo e Hellyn Aparecida Augusto desenvolverem o tema: Percepção dos adolescentes sobre o aborto, na escola Estadual Padre José Antonio Panucci, no município de Conceição da Aparecida-MG.

A finalidade foi levar à escola um programa oferecido pelo Instituto Monte Negro, o NEPSO - Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião. O projeto teve o intuito de orientar professores e educadores sobre a importância da pesquisa no ambiente escolar, utilizando como exemplo a análise feita com os estudantes acerca de sua percepção sobre o aborto. Dando sequência às orientações da professora Alexandra, a aluna Ana Claudia de Oliveira Dias apresentou o tema: Obesidade Infantil versus Hipertensão, orientando cuidadores e pais sobre a importância do cuidado com a alimentação a fim de evitar a hipertensão infantil.

Também, no dia 08 de junho, as alunas Franciele Madeira e Raquel Reis, sob supervisão da professora Ana Cláudia realizaram orientações à população sobre o Diabetes Mellitus, reforçando a importância de hábitos de vida saudáveis na prevenção e controle da doença. Mais uma vez, sob orientação da professora Ana Cláudia, as alunas Gabriela Sabrine da Silva e Pâmela Gabriela Alecrim fizeram uma apresentação sobre tabagismo, orientando a população sobre os malefícios do tabaco e apresentando aos usuários o Programa para quem deseja parar de fumar, disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) desde o ano de 2004. Os projetos também foram apresentados aos usuários do serviço de saúde do Posto Alto do Anjo, tendo para isso, a colaboração da enfermeira Anelise Melo Bernardes Costa.

No mesmo dia, na cidade de Areado-MG, sob a supervisão da Professora Mara, as alunas Larissa Aparecida do Nascimento, Marielle Vieira do Carmo e Renata Leandra Marques de Souza, realizaram na creche Casa da Criança orientações sobre os Riscos na infância: como evitar acidentes domésticos. Os alunos alertaram os pais e profissionais da creche acerca dos riscos da intoxicação de crianças com produtos de limpeza e medicação e apresentaram metodologias para tornar a casa um ambiente mais seguro e prevenir tais acidentes.

Finalizando o ciclo de atividades, no dia 09 de junho, as alunas Maria Laura Alves Machado e Jenifer Naiara Rodrigues Pereira realizaram apresentação sobre o Infarto Agudo do Miocárdio e os alunos Hyurí de Paula Teixeira e Pâmela Almeida Magalhães apresentaram sobre o Acidente Vascular Encefálico. Ambos os temas foram apresentados para pacientes da Unidade de Saúde Itália Franco, em Muzambinho. Os alunos levaram orientação sobre a patologia, além de apresentarem medidas de prevenção e primeiros socorros.

É importante salientar que a educação em saúde é fundamental para garantir melhor qualidade de vida às pessoas, e a equipe de enfermagem tem grande papel como educadora em saúde.Neste contexto, as atividades desenvolvidas proporcionaram um aprendizado efetivo aos estudantes, além de contribuir com a comunidade.

TEXTO E FOTOS: Mara Aparecida Pereira de Avila

Confira as fotos: