Campus em Expansão
Sex, 30 de Junho de 2017 10:45

Campus Muzambinho realiza reformas e amplia sua infraestrutura. Confira algumas das obras em execução.

Em constante evolução, o Campus Muzambinho procura manter suas infraestruturas adequadas para a promoção de um sistema de educação, ciência e tecnologia de qualidade.

O crescente número de alunos e a criação do novo curso de Medicina Veterinária tornaram necessárias ampliações, reformas e construções de novos prédios.

Várias dessas obras serão concluídas em 2017 e novos projetos já estão em desenvolvimento. Conheça alguns desses projetos:

Terraplanagem

No início de 2015, foi aprovada a criação do curso de Medicina Veterinária do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho. A primeira turma já começou suas aulas no segundo semestre do mesmo ano.

Para tanto foram contratados professores, foram adquiridos equipamentos e novos prédios foram projetados para abrigarem o hospital veterinário e o ambiente pedagógico do curso.

Após aprovação do projeto e dos processos de licitação, em 2016 teve início a construção do prédio pedagógico que tem conclusão prevista para o início de 2018. E em 2017 iniciou-se a terraplanagem do terreno para construção do hospital veterinário.

DSC 0007 copy

DSC 0011

Reforma da unidade Dr. José Januário de Magalhães

Em fevereiro de 2014, uma parceria entre o Campus Muzambinho e a Prefeitura Municipal transferiu a administração do Colégio Dr. José Januário de Magalhães, também conhecido como Colégio Comercial, para a Instituição.

Em dezembro do mesmo ano, o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho finalizou a aquisição do prédio com a assinatura do termo de aquisição pelo Diretor-Geral, Luiz Carlos Machado Rodrigues, e pelas freiras da Associação Caritativa da Sagrada Família (ACSF), Vanda Maria de Lana e Elza José de Santana.

Na ocasião, algumas reformas foram feitas de prontidão como a pintura do Prédio e a fixação da logotipo do IFSULDEMINAS na Unidade.

Para suprir a demanda atual dos novos alunos, os cursos foram reestruturados e o prédio está em processo de reforma para oferecer aos estudantes novas salas de aula, banheiros, um auditório e uma cantina.

São ofertados na Unidade Dr. José Januário de Magalhães, os cursos Técnicos em Administração e Contabilidade. No último vestibular foram ofertadas 40 vagas para cada curso. Ambos terão duração de um ano e meio e serão ofertados no período noturno.

Unidade Dr Jose Januario de Magalhaes 5

2017/06/comércio{/gallery}

Ampliação do Calçamento

Novas infraestruturas e locais de acesso foram construídos ao longo deste ano. Os objetivos dessas obras são melhorar o fluxo de pessoas, facilitar o transporte, promover a acessibilidade e aumentar a segurança do patrimônio público.

Já construídos com pensamento em questões como acessibilidade e segurança, os novos calçamentos do Campus Muzambinho visam interligar os setores, assim como os novos projetos do Instituto.

Esse ano estão sendo finalizadas as obras de ampliação do calçamento que facilitarão o acesso a locais como os fundos da Coopam e do refeitório, o estacionamento do CEaD, o novo estacionamento coberto com placas fotovoltaicas, o pátio entre os prédios da Bromatologia, Biotecnologia, Agronomia e Medicina Veterinária, o estacionamento do Colégio Comercial, a pista de atletismo do CeCAES e o estábulo (free-stal).

DSC 00891

2017/06/calçamento{/gallery}

Alojamentos

Dois alojamentos, um feminino e um masculino, já estão com obra concluída e cada prédio possui 24 quartos, podendo atender 138 estudantes. O terceiro alojamento, masculino esta´em fase de finalização e terá capacidade ainda maior. Poderá receber mais de 280 estudantes.

Todos esses prédios possuem tratamento de esgoto e foram construídos devidamente adaptados e acessíveis com quartos e banheiros para pessoas com deficiências e elevadores para cadeirantes.

DSC 0028

Refeitório

Para realizar os cerca de 1800 atendimentos diários feitos pelo o refeitório do Campus Muzambinho, a direção da instituição iniciou em 2017 sua obra de ampliação.

Após a conclusão das obras, o refeitório que, atualmente, possui 168 lugares passará a ter espaço disponível para atendimento à aproximadamente 552 pessoas.

Devido ao crescente número de alunos e visitantes do Campus Muzambinho, essa obra fez-se necessária para que todos possam fazer uso dos serviços do refeitório.

O refeitorio é autossuficiente em produtos de origem animal e vegetal. Diversos setores como a bovinocultura de corte e de leite, avicultura, dentre outros, fornecem as carnes, e os vegetais são produzidos na horta. Todos os alimentos são, posteriormente, encaminhados a agroindústria que processa e higieniza os alimentos para consumo e o distribui para o refeitório e demais locais do Campus.

DSC 0091

2017/06/Refeitório{/gallery}

Estábulo

Também estão em execução as obras do estábulo, também chamado de free-stal. Orçada em cerca de um milhão e quatrocentos mil reais, a construção contará com cerca de 1255 m² de área.

O espaço contará com salas de aula, de ordenha, depósito de leite, escritório, banheiros, equipamentos de ventilação e aspersor para conforto animal.

O estábulo ainda está sendo construído com estrutura para reúso de água da chuva, tecnologia para coleta mecanizada de raspagem das fezes animais e uma estação de tratamento de esgoto (que separa materiais líquidos e sólidos) para aproveitamento dos dejetos animais como adubo, fechando o ciclo de produção.

O arquiteto Gregório Barroso salienta que essas preocupações em relação a construção do estábulo visam garantir o conforto animal e a modernizarão da estrutura produtiva. Ainda segundo Gregório, esse novo estábulo é importante pois proporcionará o aumento na produção e na qualidade do produto.

DSC 0021

O IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho está sempre de portas abertas para receber visitas. Venha conhecer tudo que nossa instituição tem a oferecer.

TEXTO: Tatiana de Carvalho Duarte

FOTOS: Théo Podestá