Promoção de saúde
Ter, 20 de Junho de 2017 10:57

Projeto de Extensão de Promoção de Saúde promove debate sobre depressão na adolescência.

20170531 142439

Foi realizado no dia 31 de maio um evento sobre Saúde do Adolescente promovido pelo Projeto de Extensão de Promoção de Saúde à alunos do Curso Técnico em Agropecuária ( Agro A) do Campus Muzambinho.

A atividade foi realizada no audiório do prédio pedagógico H e contou com a participação do Professor orientador Fabrício dos Santos Ritá e dos docentes Claudiomir da Silva Santos e Raul Sartori, além das alunas do Curso Técnico em Enfermagem Thais Cristina Silva Pereira e Adriana de Fátima Ribeiro.

Os alunos participantes foram orientados, com a palestra "depressão na adolescência", sobre as causas, fatores, sinais e sintomas, diagnóstico e atividades preventivas à essa doença nesta faixa etária.

Segundo o professor Fabrício dos Santos Ritá, "durante a atividade os alunos participaram ativamente das discussões e colaboraram com os acadêmicos do Curso Técnico em Enfermagem, esclarecendo dúvidas e compartilhando experiências. No final da palestra, foi possível uma breve discussão sobre a solução de conflitos e a capacidade de diálogos com pais, professores e colegas em prol da detecção dos sinais da doença no ambiente pedagógico".

Para o Professor Fabrício “ esta atividade vem de encontro com as necessidades educativas que as instituições de ensino devem fazer com regularidade, uma vez que o IFSULDEMINAS tem como seu publico alvo os adolescentes e que tem como elo de ligação a promoção da saúde por um dos cursos com menor evasão e possibilidades de entrada no mercado de trabalho que é o técnico em enfermagem”.

Segundo a aluna Thais Cristina “ este momento possibilitou a aplicação de seus conhecimentos em sala de aula junto á comunidade escolar”.

O professor Claudiomir ainda ressaltou a vantagem na promoção da relação existente entre as questões de saúde e estratégias de intervenção junto aos adolescentes. Uma vez que a escola tem a responsabilidade de instrumentalizar os alunos e promover políticas educativas internas. As alunas demonstraram segurança, conhecimento e habilidade na construção dos conhecimentos junto á turma.

TEXTO: Tatiana de Carvalho Duarte

FOTOS: Fabrício dos Santos Ritá