Vestibular 2017/02
Dom, 04 de Junho de 2017 16:06

Mais de 1000 candidatos participaram do Vestibular 2017/02 com oferta de 284 vagas em cursos técnicos e superiores.

Capa DSC 0239

Foi realizado nesse domingo, dia 04 de junho o Processo Seletivo 2017/02 do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho para cerca de 1030 candidatos.

As provas foram realizadas na sede do Campus Muzambinho e na unidade José Januário de Magalhães, no período de 13h15 às 17h15, totalizando 4 horas de prova.

Foram ofertadas 84 vagas para cursos superiores sendo 28 vagas para o curso de Bacharelado em Medicina Veterinária (curso com duração de 5 anos), 28 vagas para a Licenciatura em Ciências Biológicas (curso com duração de 4 anos) e 28 vagas para o curso de Tecnologia em Cafeicultura (curso com duração de 3 anos).

Também foram ofertadas 200 vagas distribuídas, igualmente, entre 5 cursos Técnicos Subsequentes, com duração de 1 ano e meio. Havia vagas disponíveis para os cursos Técnicos em Agropecuária, Enfermagem, Administração, Contabilidade e Meio Ambiente.

As provas foram realizadas nos prédios da Informática, Pedagógico H, Agronomia, Biologia, Cafeicultura, unidade José Januário de Magalhães e na quadra poliesportiva.

Confira a tabela com o número de presentes por curso:

Nº de inscritos

Nº de presentes

%

SUPERIORES

Medicina Veterinária

85,96%

Ciências Biológicas

81,60%

Superior em Cafeicultura

89,5%

TÉCNICOS

Técnico em Enfermagem

80,25%

Técnico em Agropecuária

70,33%

Técnico em Administração

73,86%

Técnico em Contabilidade

77,55%

81,81%

Também foi ofertado o curso Técnico em Meio Ambiente, porém, devido ao número semelhante de inscritos e número de vagas, os candidatos desse curso não precisaram realizar as provas.

O curso de Medicina Veterinária foi o mais procurado do Vestibular e sua concorrência foi de 19,46 candidatos/vaga.

Confira abaixo a relação de concorrência:

Número de candidatos por vaga

SUPERIORES

Medicina Veterinária

19,46

Ciências Biológicas

2,53

Superior em Cafeicultura

3,64

TÉCNICOS

Técnico em Enfermagem

3,15

Técnico em Agropecuária

2,07

Técnico em Administração

1,65

Técnico em Contabilidade

0,95

Para ajudar na chegada dos candidatos, o Campus Muzambinho preparou diversas faixas indicativas, inclusive no trevo e na cidade, e contou com a participação de agentes para orientação no trânsito. Devido a esse trabalho, nenhuma ocorrência de trânsito foi registrada.

De acordo com o presidente da Comissão Permanente de Seleção (COPESE) do Campus Muzambinho, Carlos Esaú dos Santos, tudo aconteceu dentro do previsto.

Seis candidatos solicitaram atendimento especial e fizeram suas provas em locais específicos com apoio de um colaborador do processo seletivo.

No início da prova, um candidato ficou indisposto e foi socorrido pela ambulância da instituição e encaminhado para cuidados. Uma candidata também solicitou atendimento especial devido a um problema de saúde ocorrido previamente ao início da prova.

Ao saírem da prova, alguns alunos comentaram sobre a oportunidade de cursos de qualidade serem ofertados pelo Campus Muzambinho. Segundo, Rodrigo Olliveira Estevão, candidato do curso de Medicina Veterinária, "a prova estava difícil. Mas escolhi esse curso porque já trabalho na área e porque essa escola é muito boa".

Bianca da Silva Oliveira disse que sonha em fazer medicina veterinária ou odonto. Mas que, por ser de Muzambinho, não podia deixar de tentar participar do processo seletivo.

Os gabaritos do vestibular serão publicados no site do IFSULDEMINAS e do campus escolhido, em até 24 horas após o término das provas.

O resultado oficial será publicado a partir do dia 05 de julho neste site. Os candidatos aprovados e classificados dentro das vagas disponíveis deverão realizar sua matrícula no respectivo campus, conforme cronograma deste, constante no site www.ifsuldeminas.edu.br/vestibular

TEXTO E FOTOS: Tatiana de Carvalho Duarte

Confira as fotos: