Encontro - Enfermagem
Sex, 02 de Junho de 2017 10:06

I Encontro de profissionais e estudantes da saúde promoveu debate sobre a área de atuação da enfermagem.

Semana da saúde 2 17

Foi realizado entre os dias 15 e 17 de maio o I Encontro de profissionais e estudantes da saúde com o tema “Interligando saberes: o profissional de agora com o profissional do futuro”.

Segundo os organizadores do evento, o objetivo do debate foi integrar os estudantes do curso técnicos em enfermagem com os profissionais da área de saúde e demonstrar aspectos do mercado de trabalho e do dia a dia do profissional da área.

O evento contou com a presença do Diretor-geral do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, Luiz Carlos Machado Rodrigues, a Diretora do Departamento de Desenvolvimento Educacional, Luciana Maria Vieira Lopes Mendonça, o Vice-Prefeito e Secretário Municipal de Saúde Dr. Luis Fernandes Francisco e o Chefe de Gabinete, Marcos Donizette de Almeida.

O evento foi organizado pela Coordenadora do Curso Técnico em Enfermagem, Ana Paula Alonso Reis, com apoio dos alunos e dos professores do curso, e contou com três dias de palestras e mesas-redondas.

As palestras trataram de temas como paradas respiratórias, ética profissional, saúde da mulher, ginástica laboral, sobre o programa de extensão Casa Ciência, e sobre feridas e curativos.

Já as mesas-redondas trouxeram debates sobre a trajetória estudantil e o mercado de trabalho, sobre câncer de mama e colo uterino e sobre doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti.

Ministraram palestras o Sargento do Corpo de Bombeiros de Guaxupé, Vicente Lemos; a enfermeira e fiscal do Coren, Marlene Silva Ferreira; a enfermeira, Clícia Valim Côrtes Gradim; os médicos Clenilton Bassoto Andrade, Andressa de Souza Dipe e Marcelo Junduriam; as professoras Januária Andréia de Rezende e Márcia Regina Cordeiro; o enfermeiro Michel Divino Aparecido Novaes; a enfermeira da VISA, Andrea de Medeiros Coelho e Souza; a enfermeira, Neuza Bachião Silveira; e alunos egressos do curso Técnico em Enfermagem.

TEXTO: Tatiana de Carvalho Duarte

FOTOS: Maurício Lavarda