Finish Training the Trainers
Sex, 26 de Maio de 2017 10:33

Professor do Campus Muzambinho recebe convite para o programa Finish Training the Trainers – FiTT.

DSC 0138

Com início em agosto de 2017, será realizado o programa Finish Training the Trainers – FiTT destinado à capacitação de docentes que participaram de experiências internacionais, apoiadas pela SETEC/MEC, para que possam atuar como multiplicadores na Rede Federal.

O professor do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, Renato Aparecido de Souza, foi um dos 10 multiplicadores indicados pela Tampere University of Applied Sciences - TAMK. Também participarão do programa, outros 10 professores indicados pela Häme University of Applied Sciences - HAMK.

O programa consistirá em três fases e o suporte pedagógico será dado nas universidades finlandesas. Na primeira fase, os participantes serão treinados em ambas universidades que transferirão suas metodologias e ferramentas educacionais de modo a capacitá-los, tanto para a formação de novos multiplicadores, quanto para a disseminação dos conhecimentos adquiridos.

Na segunda fase cada professor deverá se comprometer a capacitar pelo menos 25 professores da Rede Federal, em curso semipresencial, para a formação de novos multiplicadores.

Segundo o professor Renato Souza, cabe ainda à este grupo de multiplicadores “construir um modelo para a Educação Profissional e Tecnológica brasileira, observando as reais necessidades brasileiras e as boas práticas internacionais em Educação Profissional e Tecnológica - EPT, e elaborar cursos nas modalidades semipresencial e EaD”.

Já na terceira fase, que terá início em março de 2018, espera-se que aproximadamente 500 professores ofertem cursos para profissionais da educação da Rede Federal e demais redes públicas, a partir do modelo para a EPT, construído na Fase 2.

A direção do Campus Muzambinho, parabenizou a conquista do professor por meio da entrega de uma menção honrosa. A homenagem foi entregue pelo Diretor-geral, Luiz Carlos Machado Rodrigues e pela Diretora do Departamento de Desenvolvimento Educacional, Luciana Maria Vieira Lopes Mendonça.

FiTT 4

O professor Renato Souza ressaltou que ficou “muito surpreso e ao mesmo tempo muito feliz e orgulhoso com a indicação do meu nome na lista dos 10 melhores professores que participarão do Programa”. A Universidade TAMK indicou o professor para o programa Finish Training the Trainers, tendo como base sua participação em outro projeto do Governo Federal realizado em 2015.

Renato participou do programa “Professores para o Futuro”, no qual foram selecionados projetos de professores da Rede Federal de Educação que visavam contribuir significativamente para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do País.

O programa foi realizado na Finlândia com a intenção de permitir que os professores pudessem aprofundar seus conhecimentos acerca das metodologias de ensino finlandesas, para posterior multiplicação das ferramentas e estratégias de ensino no Brasil.

Para execução do seu projeto, Renato esteve durante todo o primeiro semestre de 2015 na universidade TAMK, na cidade de Tampere, ao norte da capital Helsinque.

Segundo o professor, os projetos deveriam ter “enfoque em práticas de integração entre a oferta de ensino profissional e tecnológico e de pesquisa aplicada com as demandas dos arranjos produtivos locais”.

Também deveriam ter embasamento no sistema educacional Finlandês, que é considerado um dos melhores e mais inovadores do mundo. Seu modelo pedagógico agrega, além aulas do currículo escolar básico, disciplinas de artes, música, cozinha, artes industriais, e incentiva o uso de tecnologia, a interação humana e a leitura de livros.

A fim de promover a difusão desses conhecimentos para outros docentes, o “Professores para o Futuro” também possuiu etapas de promoção de informações nas quais os participantes ofertaram palestras, minicursos, workshops e participaram de eventos por meio dos quais compartilham suas experiências.

Após sua participação no “Professores para o Futuro”, Renato apresentou aos demais professores do Campus Muzambinho, as metodologias, ferramentas e estratégias de ensino que permitiram que a Finlândia se tornasse uma potência mundial no setor da Educação. "Durante o segundo semestre de 2015 fiz uma intervenção, em minicurso condensado, com os professores do CECAES. Durante o ano de 2016, a convite da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, visitei todos os campus do IFSULDEMINAS, no sentido de debater com os colegas professores e técnicos administrativos da área pedagógica, sobre formas de ajustar nosso jeito de ser em sala de aula para aprimorar a aprendizagem baseada em problemas, aprendizagem baseada em projetos e metodologias ativas. Foram momentos de reflexão e, sem dúvida, no mínimo, percebemos que algo poderia ser feito para melhorar nossas ações enquanto professores”.

Essa experiência também resultou em um livro chamado “Eu não sou um professor, sou um Educador - Finnish education meets Brazilian creativity” editado por Sisko Mällinen & Carita Prokki. O livro, publicado em formato e-book, pode ser acessado por meio do link abaixo:

DONWLOAD DO LIVRO

TEXTO: Tatiana de Carvalho Duarte