Projeto sobre Estágios
Seg, 22 de Maio de 2017 13:26

Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas promove encerramento do projeto “Estágio: Desafios e Oportunidades".

Na noite do dia 18 de maio, ocorreu no campus Muzambinho o encerramento do projeto “Estágio: Desafios e Oportunidades”, organizado pela Profª Me. Valdirene Pereira Costa e pelos discentes do 6º período do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.

Na ocasião, foi realizada uma mesa redonda composta pelo discente do curso de Ciências Biológicas e estagiário, Rovilson Anacleto, pela professora e ex-aluna, Ilane Messias Bastos, pela professora Isabel Aparecida de Assis e pela Supervisora Lucrécia Borges, ambas da escola Profº Cesário Coimbra e pela professora Leda Maria Silva, da escola Profº Salatiel de Almeida.

A mesa foi mediada pelo discente do curso de Ciências Biológicas, Samuel Henrique Dias, e teve como tema “As dificuldades encontradas no dia a dia do estagiário”.

Foram abordadas questões como a importância do estágio na formação do discente, a relevância da carga horária exigida e os benefícios e dificuldades do estágio, tanto para o discente, quanto para a instituição concedente. Houve um coffee break e, no fim do evento, foi aberto espaço para perguntas.

Destaca-se a participação dos estudantes matriculados nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e de Licenciatura em Educação Física do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho.

TEXTO: Valdirene Pereira Costa

Campus Muzambinho promove palestras sobre a importância do estágio supervisionado nos cursos de formação de professores.

O campus Muzambinho sediou, na noite do dia 04 de maio, duas palestras ministradas pelo Profº Me. Ronei Aparecido Barbosa e pela profª Dra. Graziela Pascom, envolvendo a temática “A importância do estágio supervisionado nos cursos de formação de professores”.

O evento faz parte de um projeto realizado pela Profª Me. Valdirene Pereira Costa, orientadora de estágio supervisionado do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, e pelos estudantes do 6º período do referido curso. Estiveram presentes professores e estudantes dos cursos de Licenciatura em Biologia e de Licenciatura em Educação Física.

A primeira palestra, ministrada pelo Profº Me. Ronei Aparecido Barbosa, abrangeu sua visão de egresso do curso de Ciências Biológicas do Campus, ex-estagiário e atual professor, e foram abordadas questões como a importância de se conhecer a estrutura da escola concedente do estágio, para que o estudante sinta-se parte desse meio, além de como o estagiário pode atuar para tornar suas atividades mais proveitosas, as quais poderão contribuir até mesmo como fontes de pesquisa, desde que problematizadas.

A segunda apresentação foi realizada pela profª Dra. Graziela Pascom, orientadora de estágio supervisionado do curso de Licenciatura em Educação Física, e foram ressaltados aspectos como as definições legais do estágio supervisionado e a importância da busca, pelo estagiário, por um pensamento reflexivo ao longo de suas atividades, o que permitirá que ele vá muito além da simples ação mecânica de entregar a documentação exigida ao final do curso, como norma para obtenção do diploma.

No intervalo das apresentações houve um coffee break e ao final de cada palestra, foi aberto espaço para perguntas e argumentações, já que o estágio é um momento capaz de gerar muitas dúvidas aos estudantes. Nesse sentido, o evento teve como um de seus objetivos, evidenciar e esclarecer algumas dessas questões.

O projeto terá sua conclusão no dia 18 de Maio, quando haverá uma mesa redonda para tratar das dificuldades encontradas pelos estudantes, durante o desenvolvimento do estágio.

TEXTO: Valdirene Pereira Costa

Confira as fotos: