Semana da Saúde
Ter, 16 de Maio de 2017 09:43

Alunos do PIBID - Ciências Biológicas promovem atividades da Semana da Saúde em escolas estaduais.

Capa Saúde 2

Durante o mês de abril, foram realizadas nas escolas estaduais diversas ações da semana da Saúde na Escola.  Essas ações foram realizadas segundo uma recomendação dos Ministérios da Saúde e da Educação com o intuito de promover uma discussão sobre a saúde nas unidades de ensino

Na escola estadual Professor Salatiel de Almeida, a semana da Saúde na Escola teve participação efetiva dos alunos do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, por meio do PIBID-Ciências Biológicas, que planejaram e colocaram em prática várias atividades nas turmas de ensino fundamental, de ensino médio e da EJA noturno.

O tema proposto pela SEE- MG foi o combate ao mosquito aedys aegypti. Além do combate ao mosquito transmissor da dengue, foram trabalhadas doenças transmitidas pelo haemagogus e sabethes, barbeiro e carrapato. Foram planejadas aulas nas quais o objetivo foi o reconhecimento dos sintomas das doenças transmitidas pelos insetos e principalmente a prevenção através de ações de cuidado com o meio ambiente.

A dengue, o zica vírus, a chikungunya, a febre amarela, a babesiose e a doença de Chagas foram tema das aulas durante o mês de abril. Segundo uma das organizadoras do evento, professora Leda Maria Silva, "como metodologia de ensino, foram utilizadas várias estratégias de construção do conhecimento, como a elaboração de cartazes pelos próprios alunos e apresentação do conteúdo para outras turmas, gincanas, leitura de textos informativos e distribuição de panfletos. Vários recursos didáticos enriqueceram as aulas, como o uso de microscópio, larvas e o próprio mosquito, um macaco conservado por taxidermia, etc".

Ainda segundo a professora, "a participação do PIBID foi muito importante para a eficácia do projeto, uma vez que as atividades elaboradas atingiram plenamente o objetivo de reconhecimento dos sintomas, conscientização e sobre a importância que cuidar do meio ambiente é uma forma de conter a reprodução do mosquito".

TEXTO E FOTOS: Leda Maria Silva

Confira as fotos: