Qui, 11 de Maio de 2017 09:05

Campus Muzambinho promove palestras sobre a importância do estágio supervisionado nos cursos de formação de professores.

DSC 0013

O campus Muzambinho sediou, na noite do dia 04 de maio, duas palestras ministradas pelo Profº Me. Ronei Aparecido Barbosa e pela profª Dra. Graziela Pascom, envolvendo a temática “A importância do estágio supervisionado nos cursos de formação de professores”.

O evento faz parte de um projeto realizado pela Profª Me. Valdirene Pereira Costa, orientadora de estágio supervisionado do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, e pelos estudantes do 6º período do curso.

Estiveram presentes professores e estudantes dos cursos de Licenciatura em Biologia e de Licenciatura em Educação Física.

A primeira palestra, ministrada pelo Profº Ronei Barbosa, abrangeu sua visão de egresso do curso de Ciências Biológicas do Campus, ex-estagiário e atual professor. E foram abordadas questões como a importância de se conhecer a estrutura da escola concedente do estágio, para que o estudante sinta-se parte desse meio. Além de como o estagiário pode atuar para tornar suas atividades mais proveitosas, as quais poderão contribuir até mesmo como fontes de pesquisa, desde que problematizadas.

A segunda apresentação foi realizada pela profª Graziela Pascom, orientadora de estágio supervisionado do curso de Licenciatura em Educação Física, e foram ressaltados aspectos como as definições legais do estágio supervisionado e a importância da busca, pelo estagiário, por um pensamento reflexivo ao longo de suas atividades, o que permitirá que ele vá muito além da simples ação mecânica de entregar a documentação exigida ao final do curso, como norma para obtenção do diploma.

No intervalo das apresentações houve um coffee break e, ao final de cada palestra, foi aberto espaço para perguntas e argumentações, já que o estágio é um momento capaz de gerar muitas dúvidas aos estudantes. Nesse sentido, o evento teve como um de seus objetivos, evidenciar e esclarecer algumas dessas questões.

O projeto terá sua conclusão no dia 18 de Maio, quando haverá uma mesa redonda para tratar das dificuldades encontradas pelos estudantes, durante o desenvolvimento do estágio.

TEXTO E FOTOS: Valdirene Pereira Costa

Confira as fotos: