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Reforma no Ensino Médio
Sex, 28 de Abril de 2017 17:18

PIBID - Ciências Biológicas realiza seminário sobre a Reforma do Ensino Médio.

PIBID 2

Foi realizado pelos alunos do PIBID Ciências Biológicas, no dia 29 de março, um seminário sobre a Reforma do ensino Médio no prédio da Biologia.

A ideia surgiu da urgência em discutir o tema e da constatação de que a maior parte da comunidade escolar (pais, professores e alunos) e sociedade, desconhecia o teor do texto aprovado e quais seriam os impactos futuros na educação do país.

O grupo que apresentou o seminário atua na escola Estadual Professor Salatiel de Almeida e participaram do evento os coordenadores e alunos do programa.

Antes do seminário reuniram-se com a supervisora, Leda Maria Silva, fizeram várias leituras e assistiram vídeos sobre o tema. Após um pequeno debate e exposição de opiniões, organizaram o seminário para ser apresentado e debatido com os demais colegas do PIBID- Ciências Biológicas.

Segundo a supervisora do PIBID, Leda Maria Silva,"o tema é polêmico, pois a mudança ocorre sem debate com a sociedade e comunidade escolar. A maior parte dos alunos do ensino médio não tem ideia do que se trata a Reforma, conforme constatado pelos organizadores do seminário, que entrevistaram alunos da escola Salatiel de Almeida". 

A reforma é um conjunto de novas diretrizes para o ensino médio que altera artigos da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que é a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Foi aprovada, via MP pelo presidente Michel Temer, o que gerou muitas críticas.

Uma das principais mudanças refere-se ao currículo, que será composto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com disciplinas comuns para a primeira metade do ciclo e por cinco ênfases específicas, organizadas nas áreas de linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências da natureza, ciências humanas e formação técnica profissional.

O aluno escolherá as disciplinas que deseja cursar conforme sua área de interesse a partir da segunda metade do ensino médio. A carga horária, que é de 800h anuais, será ampliada gradativamente, até a implementação de escolas de período integral. Outro ponto polêmico foi a permissão para que profissionais com “notório saber”, reconhecidos pelos sistemas de ensino, possam lecionar para curso de formação técnica e profissional.

Ainda segunda Leda, "a maioria dos presentes no evento concluiu que uma mudança deve haver sim, principalmente no ensino médio. Os dados sobre baixo desempenho e evasão são preocupantes. Mas a Reforma deveria ser melhor debatida com a sociedade e não implementada por meio de MP. Também que a ampliação da carga horária, sem melhoria da estrutura física e pessoal seria inviável, principalmente nas redes estaduais e municipais, que passam por problemas na rede física e ausência de recursos humanos. Outro ponto, que foi discutido é se o estudante do ensino médio teria maturidade para escolher a área de interesse, numa idade que há muitas dúvidas sobre o futuro profissional".

Seminário apresentado pelos alunos: Lucas Lellis da Silva, Bruno Henrique da Silva, Tiago Eduardo dos S. Francisco, Clécia de Paula Alves, Melina Arantes, Adriana de Fátima Moraes, Mariana Moreira do Prado.

Coordenadores do PIBID- Professor Walbert dos Santos e Fabiana Lúcio de Oliveira.

TEXTO E FOTOS: Leda Maria Silva