ENCONTEC 2017
Qua, 12 de Abril de 2017 12:20

Encontro Técnológico do Campus Muzambinho reúne mais de 500 alunos e produtores da região.

Encontec 119

No dia 08 de abril, as portas do campus Muzambinho estiveram abertas para cerca de 530 alunos e produtores de Muzambinho e região que vieram prestigiar o Encontro Tecnológico - ENCONTEC 2017.

O credenciamento teve início às 7h30, assim como o café da manhã servido a todos os participantes. Em seguida foi realizada a abertura do evento na qual estiveram presentes o Diretor de Administração e Planejamento do Campus Muzambinho, Carlos Guida Anderson; a Coordenadora Geral de Ensino, Daniela Cruvinel; o Deputado Estadual, Emidinho Madeira; a Diretora de Extensão do IFSULSUDEMINAS, Roselei Eleotério; a Coordenadora do ENCONTEC, Ariana Vieira Silva; a Presidente da Agrifort Jr.,Eduarda de Oliveira; o Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Muzambinho, Cleber Marcon; o representante da EMATER Muzambinho, Sr. Clóvis Piza; e o Sr. Valdinei (Maritaca).

Após a abertura oficial, a Prof. Ariana direcionou as equipes para as dinâmicas de campo que foram divididas nas seguintes estações: fixação biológica de nitrogênio no milho, soja safrinha, manejo racional de bovinos, manejo de doenças no cafeeiro, sistema de irrigação no cafeeiro, fertilizantes organominerais no cafeeeiro (MultFertilizantes) e fertilizantes minerais no cafeeiro (Yara Fertilizantes).

Ao término da dinâmica de campo os participantes almoçaram e seguiram para a Feira Tecnológica, onde estavam sendo expostos diversos projetos dos cursos e produtos do campus. Havia na feira:

• degustação de produtos da agroindústria (Técnico em Alimentos)
  • doação de livros na área de cafeicultura e meio ambiente e mudas de chia (Grupo de Estudos em Agropecuária - GEAgro)
  • exposição do aplicativo de previsão do tempo e uso de drone na agropecuária (Ciências da Computação)
  • exposição do forno solar (Técnico em Meio Ambiente)
  • exposição de EPI's e orientações técnicas sobre a prevenção de acidentes e doença no ambiente de trabalho (Técnico em Segurança do Trabalho)
  • entrega de preservativos e orientações sobre DST’s/AIDS e aferição de pressão arterial e orientações sobre hipertensão arterial e diabetes mellitus (Técnico em Enfermagem)
  • explicações sobre anatomia veterinária (Medicina Veterinária)
  • Técnicas e equipamentos para amostragem de solo (Agrifort Jr.)

Encontec 85

A feira ainda contou com exposição de empresas parceiras da AGRIFORT como: Terra Jr. (UFLA), Minas Verde Máquinas, Inova Máquinas, Automáquinas (Brudden Equipamentos Ltda.), TMF Fertilizantes, Biomix e Termax Fertilizantes.

Além da empresas presentes, várias lojas do município de Muzambinho colaboraram ofertando produtos que foram sorteados ao longo do dia. Doaram brindes empresas como a ACR Pecuária, Roberto Computadores, Casa de Ração do Fernando, Casa Dini, Padaria Moderna, Santini Materiais de Construção, Agroliveira, Minas Fértil, Didinha Presentes e Dpaschoal.

A comissão organizadora agradece os 530 participantes e informa que o campus está sempre de braços abertos para colaborar com a comunidade no desenvolvimento do arranjo local e produtivo.

Informamos que para o ano de 2018, o ENCONTEC está previamente agendado para dia 07 de abril, sempre com mais novidades para todos.

TEXTO: Ariana Vieira Silva

FOTOS: Roberto Cavalcanti