I Encontro do PIBID
Qua, 12 de Abril de 2017 08:17

I Encontro do PIBID – Subprojeto de Educação Física do Campus Muzambinho reúne cerca de 120 pessoas.

Capa oficina de tai chi tarde 02

Foi realizado nesse último sábado, dia 08 de abril, o I Encontro do PIBID – Subprojeto de Educação Física do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.

Promovido no CeCAES, o encontro reuniu cerca de 120 participantes entre alunos pibidianos, atuais estudantes e egressos do curso de Educação Física, além de professores da rede Municipal, estadual e particular das cidades de Muzambinho, Guaxupé e Monte Belo.

Também estiveram presentes os coordenadores do PIBID - subprojeto Educação Física, professores Ieda Mayumi Sabino Kawashita e Arnaldo Sifuentes Leitão e a Secretária de Educação do Município Prof. Simone Martins.

Segundo uma das organizadoras, profª Ieda Kawashita, “o evento visa proporcionar um espaço de discussão e reflexão sobre o PIBID e compartilhar conhecimentos, no contexto da educação física escolar, com alunos, ex-alunos, professores, gestores e com a comunidade em geral”.

Ainda segundo a professora, "o evento foi um sucesso, tanto em termos de participação dos alunos, quanto pela participação da comunidade. Acreditamos que este é o papel do PIBID, contribuir para a formação dos alunos e trabalhar com a formação continuada dos professores, uma vez que a formação do professor nunca se encerra. Já temos como objetivo realizarmos o II Encontro do PIBID – subprojeto de Educação Física no IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho em 2018”.

Esse I Encontro do PIBID contou com uma palestra sobre “Perspectivas da Educação Física Escolar e o PIBID”, ministada pelo Prof Mateus Camargo e com quatro oficinas sobre “Lutas no contexto da Educação Física Escolar”, ofertada pelo Prof. Marcos So, do IFSULDEMINAS Campus Pouso Alegre; sobre possibilidades de “Tai Chi Chuan na escola”, ofertada pelo Prof. Paulo Di Nizo, Presidente da Federação Paulista de Kun Fu; sobre “Jogos e brincadeiras na escola”, ofertada pelo Prof. Rogério Grillo; e sobre “Educação Física e Pedagogia Histórico” ofertada pelos professores Gustavo Mello e Ana Flávia Lima Oliveira.

No final do encontro ainda foi ministrada a palestra “O PIBID na formação dos alunos do IFSULDEMINAS”, pelo Prof. Rafael Kocian.

Segundo o aluno Bruno Barbosa Cruz, "a oficina relacionada a temática de lutas no contexto escolar, foi de muito proveito. A vivência no sábado foi de grande ajuda pois nos proporcionou uma visão diferente das aulas e também nos fez refletir sobre nossas aulas”. Bruno ainda citou que o evento foi uma excelente oportunidade para conhecer os palestrantes e garantir apoio em futuras pesquisas.

Os participantes fizeram muitos elogios ao evento. A aluna Mariana Gomes, disse que adorou “a oficina de Jogos, foi muito produtiva e ainda vai ajudar a gente no PIBID. Também gostei da oficina de histórico-crítica".

O aluno Rogério Roberto da Silva participou das oficinas de jogos e histórico-crítico. “Gostei muito de ambas, no meu modo de ver, foram muito produtivas no que diz respeito a observação da prática com as atividades e incorporação de conteúdos”. Para aluna Luma Benjamim Miliozzi, “o evento foi surpreendente. Nos proporcionou experiências diferentes do nosso cotidiano, além do conhecimento adquirido. Estes eventos são sempre enriquecedores tanto para nossa formação pessoal, quanto profissional".

A comissão organizadora do evento agradece a todos professores que contribuíram para este evento, aos coordenadores do Curso de Educação Física, Prof Renato e Andrea, à direção do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho e a equipe de apoio do CeCAES.

TEXTO: Tatiana de Carvalho Duarte

FOTOS: Ieda Mayumi Sabino Kawashita