Polo de Pesquisa
Seg, 10 de Abril de 2017 10:08

AGRIFORT assina convênio para gestão de Polo de pesquisa do Campus Muzambinho em Guaxupé.

Polo de Pesquisa Guaxupé 17

Foi assinado, no dia 04 de abril, um convênio entre a direção do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho e a AGRIFORT. O convênio consiste na destinação de 10 hectares do polo de pesquisa do Campus Muzambinho, localizado na cidade de Guaxupé, para serem geridos pelos integrantes da empresa júnior.

Segundo o Diretor-geral do Campus Muzambinho, Luiz Carlos Machado Rodrigues, essa é uma forma de atribuir mais responsabilidades aos alunos e de reconhecê-los como profissionais. “Minha intenção é, futuramente, entregar toda a área da fazenda do Polo de Pesquisa para gestão dos alunos. Dessa forma eles poderão aprender na prática a como empreender, terão um espaço para inovar, poderão testar novas tecnologias e aplicar a visão deles sobre como deve ser a administração de uma fazenda”.

O Diretor ainda ressaltou que “por meio desse convênio os alunos poderão colocar em prática a teoria aprendida em sala de aula. A Gestão do Polo de pesquisa possibilitará que os alunos adquiram mais experiência e vivência em administração”.

No início do ano os integrantes da empresa júnior, com apoio de dois funcionários do Campus, já realizaram o plantio de 6500 mudas de café divididas em seis blocos. As mudas, adubos e fertilizantes foram doados pela Cooxupé e cada bloco possui 12 linhas de pés de cafés que poderão ser utilizados para realização de pesquisas.

Estiveram presentes na reunião para assinatura do convênio o Diretor Luiz Carlos Machado Rodrigues, todos os membros da AGRIFORT, os ex-alunos do Campus Muzambinho e fundadores da empresa júnior, Rodrigo Moreira Albano da Silva e Guilherme Teixeira e os professores Felipe Campos Figueiredo e Gustavo Rabelo Botrel Miranda.

Segundo a presidente da AGRIFORT, Eduarda de Oliveira, atribuir essa responsabilidade à empresa júnior foi de suma importância. “No Polo de Pesquisa os alunos vão poder planejar o plantio, executar pesquisas e será uma oportunidade de para que os alunos possam fazer contato com empresas interessadas em investir em pesquisas sobre café. Nossa intenção é que nosso espaço se torne o maior Polo de Pesquisa do Brasil, que seja referencia em pesquisas e que proporcione aos alunos a vivência prática de gerência de uma fazenda”.

Polo de Pesquisa Guaxupé 12

Ainda segundo Eduarda, a finalidade do uso do Polo de Pesquisa não é para produção, mas para pesquisa. “Teremos espaço suficiente para realizarmos uma pesquisa uma média de uma pesquisa por bloco, dependendo do número de tratamentos que a pesquisa exija. A expectativa é que nós possamos dar início às atividades no final do ano, mas até lá já vamos monitorar pragas, plantas daninhas, doenças e manter tudo limpo”.

Atualmente a Agrifort é composta por 20 alunos e conta com o apoio dos professores Felipe Figueiredo (coordenador-chefe do Polo de Pesquisa em Guaxupé), Gustavo Botrel, Marcelo Bregagnoli e Agda Silva Prado Oliveira.

Os alunos começaram sua atuação no Polo de Pesquisa com o plantio de 300 árvores nativas divididas entre espécies de Eucalipto, Cedro e Acácia.

O projeto da AGRIFORT envolve ainda a criação de um banco de germoplasma destinado a conservar o patrimônio genético das plantas por meio de suas sementes, DNA, tecidos e demais componentes que contribuam com a luta contra a extinção de algumas espécies.

TEXTO: Tatiana de Carvalho Duarte

FOTOS: Eduarda de Oliveira