Login



BE-PETS
Sex, 07 de Abril de 2017 12:39

Grupo Bem-Estar de Pets promove palestra sobre animais silvestres para alunos e comunidade em geral.

Capa bepet 11

Foi realizada, no dia 03 de abril, uma palestra sobre bem-estar de pets silvestres e exóticos, ministrada pelos médicos veterinários Elaine Santana Gonçalves (graduada pela UFLA e especialista em fisiatria) e Guilherme Nogueira Brutus (graduado pela Unimonte e especialista em patologia de animais marinhos) aos alunos e servidores do IFSULDEMINAS e comunidade em geral.

Estiveram presentes 36 alunos, além do coordenador do curso de Medicina Veterinária, professor Délcio Bueno da Silva, e do coordenador geral de produção e pesquisa, professor Lucas Alberto Teixeira de Rezende.

A palestra aconteceu no prédio da Agronomia, sob coordenação da professora Diana Cuglovici Abrão e da técnica em laboratório Michele Placedino Andrade Botelho. A palestra teve como objetivo esclarecer as implicações no grau de bem-estar de animais silvestres mantidos em cativeiro como pets (animais de companhia).

Segundo a professora Diana “os animais silvestres e/ou exóticos acabam vivendo em condições de baixo grau de bem-estar por serem privados de expressar seu repertório comportamental em cativeiro, além de deficiência nutricionais, advindas da falta de conhecimento de seus tutores”.
Segundo a palestrante Elaine, o enriquecimento ambiental torna-se uma ferramenta imprescindível para atenuar o baixo grau de bem-estar ao qual tais animais são submetidos.

Para o palestrante Guilherme, é comum na clínica veterinária serem atendidos animais vítimas de comércio ilegal e/ou tráfico da fauna silvestre. Esta palestra ressaltou a importância de se obter animais de estimação silvestres que tenham origem de cativeiros legais, com a finalidade de diminuir o impacto sobre a fauna brasileira.

A professora Diana Cuglovici Abrão, ressaltou que a palestra contribuiu com a interdisciplinaridade, pois despertou interesse dos alunos dos cursos de Medicina Veterinária, Ciências Biológicas, Engenharia Agronômica, Técnico em Informática, Técnico em Agropecuária e membros externos, promovendo a interação dos integrantes do Grupo Be-Pet e a troca de experiências e de informações.

O Grupo de Estudos Be-Pet do Campus Muzambinho foi fundado neste ano e é composto por professores, técnicos e alunos de cursos superiores e técnicos.

Mais informações sobre as próximas palestras poderão ser obtidas pela página do Facebook: https://www.facebook.com/grupobepet/.

Texto: Diana Cuglovici Abrão

Fotos: Michele Placedino Andrade Botelho

Confiras as fotos: