Login



Saúde do Trabalhador
Qui, 30 de Março de 2017 10:35

Campus Muzambinho investe em Programa de Qualidade de Vida e Promoção da Saúde dos servidores.

ACADEMIA 61

Em busca de melhores condições de trabalho para seus funcionários, o IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho tem investido em campanhas de promoção da qualidade de vida e da saúde dentro da instituição.

Um de seus projetos tem como objetivo a implementação de intervenções de qualidade de vida e promoção de saúde no ambiente ocupacional do Campus Muzambinho.

Com início em 18 de novembro de 2016, o projeto do Comitê de Qualidade de Vida e Promoção de Saúde do Campus Muzambinho atende 164 servidores, de 17 diferentes setores da instituição, que estão participando de uma série de ações que vão desde a realização de exames laboratoriais, prática de exercícios físicos e acompanhamento nutricional, até a participação em eventos recreativos como gincanas e festas.

Participam do projeto 88 homens e 76 mulheres de 21 a 68 anos.

A pesquisa revelou alguns dados alarmantes como:

  • Número de participantes do projeto que apresentaram quadro de hipertensão:

Pressão Arterial

Pressão Arterial Baixa

47

Pressão Arterial Normal

97

Hipertenso

20

  • 8% dos funcionários participantes podem ser considerados como pré-diabéticos. O projeto pode contribuir com a reversão desse quadro a partir de exercícios físicos e alimentação adequada.

 

1

  • Aproximadamente 69 participantes apresentaram alto nível de triglicerídeos.

Segundo uma das organizadoras do projeto, a professora de Educação Física Stéfani Reis, esse quadro é preocupante.“O correto quando se encontra um problema, é tentar solucioná-lo, o mais rápido possível. É o que estamos e vamos fazer para os servidores”.

2

  • Cerca de 50 funcionários estão com colesterol alto.

3

  • 57 funcionários apresentaram excesso de gordura visceral.

4

O Diretor-geral do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, Luiz Carlos Machado Rodrigues, ainda destaca que o objetivo dessa iniciativa é “garantir que o funcionário tenha uma consciência saudável dos seus limites e execute seu trabalho com mais satisfação, saúde e qualidade de vida”.

Segundo o Diretor, é importante que o funcionário participe de iniciativas como essa para que sua rotina se torne menos monótona e mais satisfatória. “Ter uma consciência do que é saudável e praticar atividades físicas trará muito mais motivação aos funcionários do Campus. Por isso busco investir em projetos como esse, que garantam a qualidade de vida do servidor".

O Comitê responsável pelo projeto é formado professora Daniela Cardoso Cruvinel, responsável pelas análises clínicas; pelas professoras Larissa Sales Bachião e Monise Martins da Silva, responsáveis pela parte de enfermagem do projeto; pelos professores Elisângela Silva, Wagner Zeferino e Stéfani Reis, responsáveis pelas atividades físicas; pela nutricionista, Tathiana Damito Baldini; e pelos colaboradores, Ana Paula Nogueira, Matheus Pastore e Willian da Silva.

Stéfani ressalta que “a saúde do trabalhador vêm sendo prejudicada, já que o aumento da produtividade torna a jornada de trabalho cansativa e repetitiva. Após os exames laboratoriais detectamos algumas patologias nos servidores como diabetes, hipertensão, dislipidêmicos e obesidade, totalmente elevadas. Com intuito de reduzir esses números expressivos, levamos aos servidores do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, uma proposta inovadora que conta com academia duas vezes por semana, acompanhamento mensal com a nutricionista e grupos de apoio”.

Segundo o Portal da Saúde do Governo Federal, “a Saúde do Trabalhador é a área responsável pelo estudo, prevenção, assistência e vigilância aos agravos à saúde, relacionados ao trabalho. Faz parte do direito universal à saúde”.

O projeto esta sendo muito elogiado pelos participantes que já viram mudanças em sua rotina diária. Confira os depoimentos de alguns dos participantes:

  • "Estou me sentindo muito melhor. Com muito mais ânimo. Minhas pernas e minha coluna não doem mais".  Silva Helena Félix, setor de limpeza.

 

  • "Fazer academia é muito bom. Melhora o corpo e faz muito bem para saúde. Estou gostando bastante". João Pedro de Souza, zelador da piscina do CeCAES.

 

  • "O projeto é bom demais. Esta fazendo muito bem e melhorando minha saúde. Ao invés da pessoa ficar em casa sem fazer nada, ela pode vir se exercitar e depois trabalhar com mais eficiência. Porque trabalho também faz bem para saúde. Hoje de manha eu já coei um caminhão de terra na peneira".  Donizete Tavares Barbiere, setor de Jardinagem e Paisagismo.

 

  • Questionada sobre o que acha do projeto, a professora Helaine Barros de Oliveira respondeu que "a palavra ideal para descrever o projeto é "maravilhoso". A estrutura é muito boa, sem falar que nós temos acompanhamento e orientação de um profissional o tempo todo. Minha disposição também melhorou muito. Pela primeira vez na vida venho a uma academia e espero ansiosa pelo próximo treino".

 

  • A Secretária Pedagógica do Curso de Educação Física, Dircélia Cristina de Toledo, declarou que esta adorando o projeto "Já senti uma mudança muito boa nos aspectos fisiológicos, psicológicos e sociais. Sem falar que minha pressão arterial esta controlada".

ACADEMIA 67

Saiba um pouco mais sobre cada um dos eixos do projeto:

1º EIXO:

O primeiro eixo contemplou a realização de exames laboratoriais (colesterol total, triglicerídeos, hemoglobina, glicemia, pressão arterial, ácido úrico) e análise da composição corporal dos funcionários (com a balança de bioimpedância Inbody 720). Após a realização dos exames, foi feita uma análise dos resultados e os servidores foram divididos em grupos de risco.

2º EIXO:

O segundo eixo abrangerá a prática regular de exercícios físicos no Laboratório de Condicionamento Físico do Centro de Educação e Ciências Aplicadas a Saúde - CeCAES. Os servidores serão submetidos aos treinamentos de Força, Endurance e Mix.

Também nessa etapa, através do pedômetro, será monitorada a quantidade de passos diários dos servidores, a fim de identificar o nível de atividade física realizado no decorrer da jornada de trabalho.

TIPOS DE TREINAMENTOS PARA CADA GRUPO:

  • Treinamento de Força e Endurance: Hipertensos e Diabéticos

Descrição do Treinamento: Realizam todos os exercícios resistidos na academia, e em seguida realizam a caminhada em uma superfície plana e adequada para a prática;

  • Treinamento Mix: Grupos Normais

Descrição Treinamento: Realizam cada exercício resistido intercalado com a caminhada.

  • Acompanhamento nutricionista: Os acompanhamentos em primeiro instante serão individuais para os seguintes grupos: Diabéticos, Hipertensos e Obesidade.

3º EIXO:

O terceiro eixo proporcionará aos servidores acompanhamento nutricional, assim como a formação de grupos para debates sobre patologias voltadas ao trabalho e sobre a importância de uma alimentação saudável.

Ainda nesse eixo encontram-se as atividades recreativas como a Festa Junina, a QualiGin (Gincana dos servidores), as atividades promovidas durante a Semana do Servidor Público, os Torneios de Esportes Alternativos e a Viagem Técnica.

TEXTO: Tatiana de Carvalho Duarte

FOTOS: Stéfani Reis

Confira as fotos:

2017/03/SAÚDE{/gallery}