Dia Mundial da Água
Ter, 28 de Março de 2017 09:07

Confira as fotos do evento do Campus Muzambinho em comemoração ao Dia Mundial da Água.

Dia Mundial da Água 8

O Campus Muzambinho, através do GEMA (Grupo de Estudos do Meio Ambiente), do projeto IF Refloresta, do Curso Técnico em Meio Ambiente (EaD e presencial) realizou, no dia 22 de março, um evento em comemoração ao Dia Mundial da Água.

Evento que contou com a participação de mais de 300 estudantes dos cursos técnicos em Agropecuária, Informática e Alimentos, além de alunos da rede municipal de ensino de Muzambinho, da Escola Frei Florentino.

A programação contou com duas palestras: uma delas proferida pelo engenheiro agrônomo do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Luiz Ricardo Zavagli, que destacou a importância das florestas na produção e manutenção dos recursos hídricos; e a outra ministrada pelo Diretor de Desenvolvimento Institucional do IFSULDEMINAS, Paulo Roberto Ceccon que, apresentou o projeto Conservador das águas. através do case IF Solar demonstrou o compromisso social da rede com as questões ambientais.

No encerramento das atividades foi realizado o plantio de mudas de árvores, de diferentes espécies, pelos estudantes do campus e pelos alunos da rede municipal.

Durante a solenidade um dos organizadores do Evento, Professor Claudiomir Silva Santos, fez menção que o momento havia sido planejado com o intuito de contemplar não apenas as ações técnicas e teóricas que os alunos já possuem em sua grade curricular, mas também para que pudessem adquirir a ótica preservacionista de que a água é um bem fundamental que precisa ser preservado para as gerações atuais e para as futuras, tendo como o personagem de viabilidade para estas transformações a importante figura dos docentes.

Em seguida o Professor Paulo Roberto Ceccon citou que o momento de discussões sobre a água é de fundamental importância para a atuação profissional e para o aperfeiçoamento dos futuros técnicos em agropecuária.

O evento teve como principal objetivo reafirmar o compromisso do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho com as questões que envolvam o uso racional de recursos naturais, a preservação dos recursos hídricos e o compromisso com a sustentabilidade.

Origem do Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas – ONU, por meio da resolução A/RES/47/193 de 21 de fevereiro de 1993, determinando que o dia 22 de março seria a data oficial para comemorar e realizar atividades de reflexão sobre o significado da água para a vida na Terra.

Neste mesmo dia, a ONU lançou a Declaração Universal dos Direitos da Água que cita, dentre outras normas, que:

• A água faz parte do patrimônio do planeta;
  • A água é a seiva do nosso planeta;
  • Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;
  • O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
  • A água não é somente herança de nossos predecessores. Ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;
  • A água não é uma doação gratuita da natureza. Ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;
  • A garantia da qualidade da potabilidade da água significa o compromisso com índices de qualidade de saúde, e sua má qualidade a determinação de doenças e propagação de vetores no nosso ambiente.

Confira as fotos: