Mais Genética
Ter, 28 de Março de 2017 08:14

Evento de conclusão do curso de Inseminação, do projeto Mais Genética, reúne mais de 500 participantes.

DSC 0532

Foi realizada nessa última sexta-feira, dia 24 de março, a solenidade de entrega dos certificados de conclusão do curso de Inseminação Artificial do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho.

O curso faz parte do programa Mais Genética. Uma iniciativa do Deputado Estadual Emidinho Madeira, juntamente ao Campus Muzambinho, a EMATER, a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e as Associações AMOG, AMEG e a ALAGO.

Estiveram presentes na solenidade mais de 500 participantes, além do Deputado Estadual Emidinho Madeira; o Diretor-Geral do Campus Muzambinho, Luiz Carlos Machado Rodrigues; o Presidente da EMATER, Glênio Martins; o prefeito Municipal de Muzambinho, Sérgio A. C. Paoliello (Esquilo); o presidente da cooperativa-escola do Campus Muzambinho, Washington Bruno Silva Pereira; o presidente Associação dos Municípios da Microrregião da Baixa Mogiana (AMOG), prefeito de Guaxupé, Jarbas Correa Filho; o presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Lago de Furnas (ALAGO), prefeito de Capitólio, José Eduardo Terra Valory e o presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (AMEG), prefeito de Piumhí, Adeberto José de Melo (Deco); e o professor do curso de Inseminação, Francisco Rodrigues Silva Junior. Também participaram da composição da mesa de honra representantes do corpo discente da instituição e dos produtores rurais.

Na ocasião, 56 alunos receberam seu diploma de conclusão de curso e 73 prefeitos foram beneficiados com botijões de sêmen e kits de instrumentação para Inseminação.

No início do evento os participantes foram recebidos com um café da manhã. Puderam experimentar os produtos “Da Escola” que conta a participação dos alunos do Campus Muzambinho em toda cadeia produtiva.

Após a abertura oficial do evento, realizada pelo Diretor-geral do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, Luiz Carlos Machado Rodrigues, foram ministradas três palestras.

A primeira sobre “Melhoramento Genético”, apresentada por Claumi Júnior da empresa Alta Genética; a segunda sobre “O Efeito do Bem-estar Animal na Reprodução”, ministrada pelo professor do Campus Muzambinho, Marcelo Simão da Rosa; e a terceira sobre “Produção de Leite a Pasto”, ministrada por Maurício S. Coelho, representante do Grupo Cabo Verde.

Em seu pronunciamento o diretor do Campus Muzambinho aproveitou para ressaltar que o Campus Muzambinho sempre apoiará iniciativas que contribuam com o desenvolvimento do produtor rural e que o Instituto estará sempre de portas abertas para qualquer pessoa interessada em obter conhecimento ou contribuir com a promoção da educação, ciência e tecnologia.

O presidente da Emater, Glênio Martins, ainda citou a importância desse projeto e agradeceu aos integrantes da Emater, cuja contribuição foi essencial para o sucesso do Programa Mais Genética.

Finalizando os discursos o Deputado Emidinho Madeira agradeceu a todos que apoiaram a iniciativa, anunciou que a primeira inseminação feita com apoio do programa foi realizada em agosto de 2016, e que espera acompanhar os resultados das inseminações feitas a partir dos 73 botijões de sêmen doados para as prefeituras da região.

Ao final do evento todos foram convidados para um almoço especial no refeitório do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho.

TEXTO: Tatiana de Carvalho Duarte

FOTOS: Pedro Pioli