Visita Técnica
Qua, 22 de Março de 2017 09:14

Alunos do curso de Ciências Biológicas participam de visita técnica ao Museu de Zoologia da USP e ao Instituto Catavento.

5

Foi realizada, no dia 15 de março, uma viagem técnica de 32 alunos do 3º e 4º períodos do curso de Ciências Biológicas ao Museu de Zoologia da USP e ao Instituto Catavento localizados na cidade de São Paulo.

Os estudantes foram acompanhados pela professora Fabiana Lúcio de Oliveira, responsável pela disciplina de Zoologia. A viagem teve como objetivo mostrar aos alunos algumas possibilidades do trabalho como Biólogo e contribuir para que o conhecimento que eles adquiriram em sala de aula se mesclasse com a vivência prática.

Segundo a professora, “A visita ao museu de Zoologia proporcionou maior contato com os animais estudados em sala, assim como melhor percepção de suas estruturas anatômicas e história. Além de conteúdos específicos do trabalho realizado no museu pelos profissionais de cada área, em prol da conservação e da pesquisa”.
O museu foi criado em 1890 e hoje sedia exposições, oferece oportunidades de ensino e cursos de extensão, além de promover pesquisas e divulgar as coleções científicas e as oportunidades disponíveis nos laboratórios do Museu.

Na ocasião os alunos também tiveram a oportunidade de visitar a Organização Social Catavento. Espaço criado com a vocação de ser um local interativo que apresente a ciência de forma instigante para crianças, jovens e adultos. Segundo o site da organização, “desde sua inauguração em 2009 o Museu Catavento tem sido um grande fenômeno de público, tendo atingido a marca de dois milhões e meio de visitantes em apenas seis anos de operação, tendo sido o Museu mais visitado do Estado de São Paulo por três anos consecutivos”.

“No catavento os alunos puderam aprender um pouco mais sobre a vida marinha de algumas espécies, sobre alguns animais presentes em aquários e também sobre física, já que o catavento é bem diversificado em temas relacionados a ciências”, ressaltou a professora Fabiana.

Mais informações sobre o Museu de Zoologia podem ser obtidas pelo site: http://www.mz.usp.br
E mais informações sobre a organização Catavento estão disponíveis no site: http://www.cataventocultural.org.br/

TEXTO: Tatiana de Carvalho Duarte

FOTOS: Fabiana Lúcio de Oliveira