Login



Canoagem
Sex, 17 de Março de 2017 13:08

Campus Muzambinho conquista 5º lugar geral na Copa Brasil de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2017.

Canoagem 3

Com 46 pontos, a delegação de atletas de Canoagem do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, conquistou a 5ª colocação na classificação geral da primeira etapa da Copa Brasil de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2017, realizada nesse último domingo, dia 12 de março, no Parque Náutico Iguaçu em Curitiba – PR.

A delegação do Campus Muzambinho marcou presença na competição com a participação de onze atletas que conquistaram 3 medalhas de ouro, 4 de prata e 2 de bronze.

Compoem a delegação da Instituição os atletas: Rafael Bastos, Maria Eduarda Batista Barbiere, João Ribeiro, Wenderson Nascimento, Miguel Lino, Maykow Oliveira, Maria Laura Gonçalves, Claudeir Lima, Bruno Vieira e Luiz Silva e Marcelo Carmessano.

Quatro atletas da instituição garantiram sua classificação para a seletiva dos jogos Sulamericanos da juventude. Os atletas, Claudeir Lima, Maria Gonçalves, Rafael Bastos e Maria Barbiere participarão da seletiva que definirá os atletas que irão para os jogos em Santiago, no Chile, no período de 05 a 07 de outubro de 2017.

O atleta Marcelo Carmessano, representou a instituição na competição de Paracanoagem e conquistou a medalha de ouro na categoria Paracanoagem KLT1 Masculino 100.

Os alunos foram acompanhados pelo coordenador do Projeto de Canoagem do Campus, prof. Thales Bianchi. O projeto conta ainda com o apoio dos Bolsistas: Carolina Mara Batista, Alencar Henrique e Bruno Otilio.

Segundo o professor Thales, este resultado motiva cada vez mais os atletas a treinarem e os professores a se empenharem em busca de melhores resultados. “O crescimento dos atletas e do projeto de canoagem hoje é fruto de muito trabalho de todos os envolvidos. A evolução técnica e pedagógica se deve a um esforço de bolsistas e técnicos que no dia-a-dia ministram treinamentos com objetivos específicos para cada atleta. E a motivação com competições e festivais que o projeto participa e organiza."

QUADRO DE MEDALHAS

MEDALHAS DE OURO

  • Rafael Bastos - Categoria C1 Menor Masculino 1000
  • Maria Barbieri – Categoria C1 Cadete Feminino 200
  • Marcelo Carmessano - Categoria Paracanoagem KLT1 Masculino 100

MEDALHAS DE PRATA

  • Miguel Lino – Categoria C1 Menor Masculino 1000 e K2 Menor Masculino 1000
  • Maykow Oliveira – Categoria C1 Cadete Masculino 1000
  • Maria Gonçalves – C1 Cadete Feminino 200

MEDALHAS DE BRONZE

  • Claudeir Lima – Categoria C1 Menor Masculino 1000
  • Bruno Vieira e Luiz Silva – Categoria K2 Júnior Masculino 1000

CLASSIFICAÇÃO NAS SELETIVAS

  • Maria Barbieri – 1º LUGAR Categoria C1 Seletiva Femininos 400
  • Claudeir Lima – 2º LUGAR Categoria C1 Seletiva Masculinos 400 (Regata 72)
  • Rafael Bastos – 2º LUGAR Categoria C1 Seletiva Masculinos 400 (Regata 73)
  • Maria Gonçalves – 2º LUGAR Categoria C1 Seletiva Femininos 400
  • Miguel Lino – 2º LUGAR K1 Seletiva Masculinos 400

Confira aqui a classificação de cada categoria

Confira aqui a classificação geral dos clubes

Fotos oficiais do evento

A competição

A primeira etapa da Copa Brasil de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2017 foi realizada nos dias 10, 11 e 12 de março e reuniu mais de 200 atletas de todo o país.

Contou com disputas nas categorias Infantil, Menor, Júnior, Sênior e Máster A, e na Paracanoagem no K1, V1 e Tetra.

Durante o campeonato também ocorrerão disputas da modalidade de paracanoagem, com o objetivo de realizara a Classificação Funcional dos atletas.
Nesse ano foram realizadas 14 avaliações o que demonstra, segundo supervisor da modalidade, Leonardo Maiola, que “estamos em um período de renovação com muitos atletas novos”.

Segundo o site da Confederação Brasileira de Canoagem, “a competição abriu o calendário de disputas das modalidades deste ano e reuniu atletas que estiveram nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e muitos outros que começam agora a dar suas primeiras remadas em direção aos seus sonhos esportivos”.

Participaram da competição, medalhistas olímpicos como Caio Ribeiro, destaque nas Olimpíadas Rio 2016. Caio buscava a classificação para o Campeonato Sul-americano de Canoagem Velocidade Junior, Sênior e Paracanoagem e conquistou a medalha de ouro na categoria KL3.

TEXTO: Tatiana de Carvalho Duarte

FOTOS: Thales Bianchi

Confira as fotos da competição: