Login



Conscientização
Qua, 08 de Março de 2017 11:53

Campus Muzambinho promove campanha de conscientização sobre violência doméstica contra mulheres.

Equipe do Setor de Orientação Educacional e do Comitê de Qualidade de Vida promove campanha de conscientização sobre violência doméstica contra mulheres.

O tema da violência doméstica contra a mulher tem sido tratado como um problema de saúde pública. De acordo com a OMS sua ocorrência e consequências para as vítimas cha­mam a atenção dos meios de comunicação, pesquisadores, entidades, órgãos públicos e jurídicos e revela que, mundialmente, 30% das mulheres já estiveram ou estão em situação de violência doméstica.

Segundo uma das idealizadoras do projeto, a Coordenadora do Curso de Especialização Técnica em Enfermagem do Trabalho, Larissa Sales Martins Baquião, "As mulheres que vivenciam situações de violência apresentam diversas fragilidades, tendo em vista as consequências decorrentes dos abusos sofridos, que também acabam por afetar seus filhos, que presenciam ou também sofrem violência. Políticas Públicas têm sido implementadas a fim de prevenir e combater a violência doméstica, valendo destacar a Lei Maria da Penha que visa aumentar o rigor das punições sobre crimes domésticos, mas ainda é preciso mais atitude e mais ação no manejo do problema".

Últimas Estatísticas:

Segundo dados da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), o Brasil registrou, nos dez primeiros meses do ano de 2015, 63.090 denúncias de violência contra a mulher feitas através do "Ligue 180".

  • Foram 31.432 (49,82%) denúncias de violência física;
  • 19.182 (30,40%) denúncias de violência psicológica;
  • 4.627 (7,33%) de violência moral;
  • 3.064 (4,86%) de violência sexual;
  • 3.071 (1,76%) de cárcere privado.

Os dados mostram ainda que, entre os relatos de violência, 85,85% corresponderam a situações em ambiente doméstico e familiar.

campanha contra violencia