Defesa de tese
Qui, 23 de Fevereiro de 2017 09:58

Servidor do Campus Muzambinho defende tese de doutorado sobre mortalidade por doenças infecciosas e parasitárias.

No dia 21 de fevereiro de 2017, o servidor Márcio Pioli, do IFSULDEMIANS – Câmpus Muzambinho, defendeu sua tese de Doutorado em Promoção da Saúde pela Universidade de Franca(SP).

O título da tese foi "Correlação entre indicadores ambientais, sociais e de saúde e mortalidade por doenças infecciosas e parasitárias de uma Regional de Saúde mineira".

def 1

Próximo a completar três décadas servindo ao Campus Muzambinho, o Bombeiro Hidráulico agradeceu ao IFSULDEMINAS a oportunidade de qualificação que teve ao longo destes anos de estudos e pesquisas. “Nossa Instituição demonstra através destes incentivos seu compromisso com o desenvolvimento do ser humano. O que me faz acreditar na educação, como a solução para os demais problemas”.

Márcio Pioli teve participação em um capítulo de livro (em fase de editoração) intitulado: “Recursos Hídricos e sua relação com a saúde”. O livro conta também com a participação dos professores Claudiomir Silva Santos, Regina Helena Pires e Carlos Henrique Gomes Martins. Também foram publicados diversos artigos em revistas científicos especializadas.

Segundo Márcio, o objetivo de seu trabalho de pesquisa "foi investigar a associação entre indicadores de saúde e condições de saneamento básico, cobertura populacional para os sistemas de abastecimento de água e por sistemas de esgotamento sanitário nos municípios da Superintendência Regional de Saúde de Alfenas (MG), utilizando dados secundários atualizados e disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística".

Ainda segundo ele, "a análises dos resultados apontaram que crianças prematuras e com baixo peso no nascimento apresentam risco de mortalidade por doenças infecciosas e parasitárias. Fatores de risco como a pobreza, o inadequado abastecimento de água, as precárias condições de higiene, o saneamento deficiente, o desmame precoce e as deficiências nutricionais também contribuem para o aumento da mortalidade infantil. Transformações estruturais, incluindo-se melhor distribuição de renda, educação sanitária, expansão do saneamento básico e da atenção à saúde em níveis primário e secundário poderiam intervir nos níveis de mortalidade infantil e redimensionar os determinantes da mortalidade por DIP".

Márcio Pioli foi orientado pela Profa. Dra. Regina Helena Pires, do programa de pós-graduação e co-orientado pelo Prof. Dr. Carlos Henrique Gomes Martins coordenador dos cursos de Mestrado e Doutorado em Promoção de Saúde da UNIFRAN.

TEXTO E FOTOS: Márcio Pioli

REVISÃO: Tatiana de Carvalho Duarte