Visita de Bolivianos
Qua, 22 de Fevereiro de 2017 10:29

Intercambistas Bolivianos acompanham o processo de ensilagem do milho produzido no Campus para 2017.

Silagem 32

Teve início, no dia 13 de fevereiro, o processo de ensilagem do milho produzido no IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho.O processo foi acompanhado pelos estudantes Bolivianos, Jhony Leonardo Ospi, Magaly Condoriquispe e Gladys Marleny Huanca Ojeda.

Os estudantes destacaram que essa experiência foi sensacional e que a passagem pelo Campus Muzambinho possibilitou que eles aprendessem muitas coisas novas.

No Campus Muzambinho, a ensilagem é realizada pelo setor de Mecanização Agrícola, sob coordenação de Carlos Eduardo Machado e equipe, e com apoio técnico da professora Ariana Vieira Silva e de alunos que atuam no setor da Agricultura II.

Segundo Carlos Eduardo, o processo de ensilagem desse ano foi de grande importância pois pode ser acompanhado por alunos Bolivianos que participaram de um intercâmbio com o IFSULDEMINAS. “Os alunos tiveram a oportunidade de acompanhar parte deste trabalho e conhecer esta técnica de armazenamento de alimentos para os animais”.

Silagem 58

A ensilagem consiste em uma prática agrícola, destinada à guarda e conservação do produto em silos, e é essencial na conservação e manutenção do milho para utilização durante longos períodos.

Para esse trabalho o setor de Mecanização utiliza um grande número de tratores e funcionários que garantem a eficiência e agilidade no processo de ensilagem do milho, que suprirá a demanda de alimentação de vários animais do Campus, durante o ano de 2017.

Ainda segundo Carlos Eduardo, “este milho ensilado pode ser armazenado em silos de trincheiras, de superfície ou cisterna, nos setores da zootecnia 1 e 3, e no setor de gado de corte. Estes silos, depois de cheios, fornecem alimentos para os animais do campus durante o ano todo”.

TEXTO: Tatiana de Carvalho Duarte

FOTOS: Carlos Eduardo Machado