Práticas Pedagógicas
Sex, 23 de Dezembro de 2016 07:09

Alunos do 1º período do curso de Ciências Biológicas fazem apresentações sobre práticas pedagógicas.

Foram realizadas, no dia 16 de dezembro, às apresentações dos projetos de práticas pedagógicas como componentes curriculares, pelos alunos do 1º período do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.

As apresentações foram organizadas pelos professores Paulo Oswaldo Garcia, Ingridy Simone Ribeiro, Usha Vashist, Karina Lucas Barbosa Lopes Mattos, Helena Alves Soares Chini, Valdirene Pereira Costa e contaram com a colaboração do professor Evane da Silva.

Os projetos foram desenvolvidos com o objetivo de atender às novas diretrizes curriculares e à implantação do novo Projeto Pedagógico.

Segundo as professoras Ingridy S. Ribeiro e Helena A. Soares Chini, no início do segundo semestre letivo deste ano os alunos assistiram a uma palestra ministrada pelo professor Evane da Silva, na qual ele expôs os desafios enfrentados atualmente pelas escolas de ensino fundamental, médio e superior, com relação ao uso de drogas lícitas e ilícitas. Essa palestra foi o ponto de partida para que os alunos desenvolvessem os projetos com atividades relacionadas ao exercício da docência.

Os estudantes foram divididos em 4 grupos. O primeiro grupo, composto pelos alunos Andressa, Célia, Letícia, Pâmela, Rodrigo e Tainara, apresentou o resultado do projeto intitulado “Drogas: motivos para não experimentar e razões para abandonar”, que consistiu de uma explanação inicial sobre o tema e, em seguida, apresentaram um vídeo produzido por eles, demonstrando os malefícios do uso de drogas.

O segundo grupo, composto pelos alunos Rafaela, Maria Nathânia, Italo, Karina, Ederson e Jean, apresentou o projeto de um “Blog informativo sobre as drogas lícitas e ilícitas: visão biológica”. Neste blog os alunos inseriram informações sobre o tema e colocaram os resultados de pesquisas feitas com demais estudantes. O blog ainda conta com um link para dúvidas, através do qual todos podem esclarecer questões sobre o tema.

O terceiro grupo, composto pelos alunos Pedro, Ana Fernanda, Bianca, Bruna, desenvolveu um jogo, estilo tabuleiro no qual os competidores, à medida que respondem corretamente questões sobre drogas, avançam as casas no tabuleiro. O jogo ainda possui fichas “prêmio”, frases de auto-ajuda e prendas.

E para finalizar foi apresentado pelo quarto grupo, composto pelos alunos Bruno, Fernando, Géssica, Ramon, Beatriz e Natália, uma peça de teatro intitulada “O uso de antidepressivos combinado ao álcool”. Tal peça, ao som do violão tocado pelo aluno Ramon, demonstrou a impactante realidade de um adolescente que atravessa diversos problemas pessoais e encontra, erroneamente, seu refúgio no álcool e nas drogas. A peça é finalizada demonstrando a importância da atuação da escola e da família, intervindo juntos na recuperação deste jovem.

Ainda segundo as professoras Ingridy e Helena, os alunos demonstraram comprometimento e conhecimento na execução dos projetos, e para o próximo semestre, sob orientação dos docentes envolvidos, eles têm a missão de aprimorar seus trabalhos, para que estes possam ser aplicados nas escolas de educação básica e superior.

FOTOS: Ingridy S. Ribeiro e Helena A. Soares Chini.

Confira as fotos: